domingo, 14 de junho de 2020

EM NOTA SECRETARIA DE SAÚDE DE PETROLÂNDIA RESPONDE À DENÚNCIA DE LEITORA



O Blog Gota D’Água recebeu e publicou denúncia de leitora sobre a falta de atendimento por parte da prefeitura e secretaria de saúde a uma família que, isolada, convive com duas pessoas com sintomas de COVID-19.
A secretaria de saúde exerce seu direito de resposta e publicamos na íntegra a seguir:

“Em resposta à matéria veiculada neste blog, intitulada: “sintomas de Covid-19, isolados e sem assistência família faz apelo”, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece:
Não procede a informação de que qualquer paciente com sintomas de Covid-19 identificados através da busca ativa ou por ter procurado a assistência municipal de saúde, esteja sem acompanhamento ou atendimento;

Pelo que foi descrito no blog, já que trata de uma “denúncia” anônima, as evidências apontam para uma família que recebeu todos os cuidados, bem como, está sendo rigorosamente acompanhada pela equipe de saúde do município;

A investigação referente aos atendimentos foi realizada e a ficha consta em nosso arquivo, o que demonstra que houve atendimento e está ocorrendo o acompanhamento;

Em um dos casos, o paciente fez a ficha e não quis aguardar o atendimento médico para que fosse avaliada a sua situação clínica;

No tocante a realização dos testes, é importante salientar que esses só apresentam eficácia quando aplicados a partir do 12º dia da infecção pelo coronavírus e, neste caso, todos os agendamentos para testagem estão feitos, respeitando os prazos para que os testes possam ter sua devida eficácia.

Como também é de conhecimento amplo de todos, o isolamento domiciliar é a forma como a maioria dos casos devem ser tratados, uma vez que só segue para internação os casos mais graves;

Reforçamos o nosso compromisso em cuidar das pessoas e de aplicar todos os cuidados necessários para que possamos assegurar a saúde da população, sempre confiando na capacidade plena da equipe de médicos e profissionais de saúde que atuam diariamente na rede municipal de saúde;

Por fim, ficamos à disposição do blog para que possa ter conhecimento de toda a documentação mencionada e, assim, esclarecer os fatos como realmente são, uma vez que não devemos divulgar os prontuários dos pacientes. Ao mesmo tempo reiteramos que não identificamos nenhum contato prévio para que esses esclarecimentos fossem prestados anteriormente.”

A nota se refere à matéria:

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