O Blog
Gota D’Água recebeu e publicou denúncia de leitora sobre a falta de
atendimento por parte da prefeitura e secretaria de saúde a uma família que,
isolada, convive com duas pessoas com sintomas de COVID-19.
A secretaria de saúde exerce seu direito de
resposta e publicamos na íntegra a seguir:
“Em
resposta à matéria veiculada neste blog, intitulada: “sintomas de Covid-19,
isolados e sem assistência família faz apelo”, a Secretaria Municipal de Saúde
esclarece:
Não
procede a informação de que qualquer paciente com sintomas de Covid-19
identificados através da busca ativa ou por ter procurado a assistência
municipal de saúde, esteja sem acompanhamento ou atendimento;
Pelo
que foi descrito no blog, já que trata de uma “denúncia” anônima, as evidências
apontam para uma família que recebeu todos os cuidados, bem como, está sendo
rigorosamente acompanhada pela equipe de saúde do município;
A
investigação referente aos atendimentos foi realizada e a ficha consta em nosso
arquivo, o que demonstra que houve atendimento e está ocorrendo o
acompanhamento;
Em
um dos casos, o paciente fez a ficha e não quis aguardar o atendimento médico
para que fosse avaliada a sua situação clínica;
No
tocante a realização dos testes, é importante salientar que esses só apresentam
eficácia quando aplicados a partir do 12º dia da infecção pelo coronavírus e,
neste caso, todos os agendamentos para testagem estão feitos, respeitando os
prazos para que os testes possam ter sua devida eficácia.
Como
também é de conhecimento amplo de todos, o isolamento domiciliar é a forma como
a maioria dos casos devem ser tratados, uma vez que só segue para internação os
casos mais graves;
Reforçamos
o nosso compromisso em cuidar das pessoas e de aplicar todos os cuidados
necessários para que possamos assegurar a saúde da população, sempre confiando
na capacidade plena da equipe de médicos e profissionais de saúde que atuam
diariamente na rede municipal de saúde;
Por
fim, ficamos à disposição do blog para que possa ter conhecimento de toda a
documentação mencionada e, assim, esclarecer os fatos como realmente são, uma
vez que não devemos divulgar os prontuários dos pacientes. Ao mesmo tempo reiteramos
que não identificamos nenhum contato prévio para que esses esclarecimentos
fossem prestados anteriormente.”
A nota se refere à matéria:
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