quarta-feira, 15 de julho de 2020

PROTOCOLO DE VOLTA ÀS AULAS EM PERNAMBUCO

Imagem: reprodução



O Governo de Pernambuco anunciou nesta quarta-feira (15) o protocolo para o retorno da área de Educação. Ainda não há uma data definida para o retorno das aulas presenciais no estado. O documento será aplicado para as aulas de Educação Básica, Ensino Superior e Cursos Livres (como cursos de línguas, técnicos, qualificação profissional, entre outros).
O governo estadual estabelece regras no documento sobre distanciamento social, medidas de proteção, além de monitoramento e comunicação.
As instituições de ensino deverão seguir regras estabelecidas pelas autoridades sanitárias, respeitando as orientações sobre distanciamento social, medidas de proteção/prevenção e monitoramento/comunicação.
O documento estará disponível para consulta pública e contribuições até 24 de julho no site.

REGRAS DO PROTOCOLO

Fazem parte das regras do protocolo definições como distância mínima de 1,5 metros entre os alunos e funcionários da escola. A equipe gestora deverá reduzir o número de alunos por turma se for necessário, como possibilidade de se utilizar o sistema de rodízio. Também devem ser adotadas intervalos diferentes para alimentação, entrada e saída da unidade de ensino.
Eventos presenciais serão adiados, de acordo com o protocolo. Horário de refeições deverá ser alternado e a escola deve estabelecer distanciamento de dois metros durante esse momento.
Também é obrigatório o uso de máscara por todas as dependências da escola. Em relação às crianças de até dois anos devem ser observadas orientações específicas. Ainda segundo o protocolo, devem estar disponíveis locais para lavar a mão ou higienizar com álcool 70%. Será necessário o reforço da limpeza e desinfecção dos ambientes e superfícies que são mais tocadas.
Além disso, as instituições de ensino devem utilizar os meios de comunicação disponíveis para orientar alunos, educadores e colaboradores sobre a higienização das mãos e de objetos, utilização e troca da máscara de proteção e como se alimentar com segurança.
O documento prevê esclarecimentos sobre protocolos que devem ser seguidos em caso de suspeita, confirmação ou contato com pessoas com coronavírus. As medidas incluem isolamento social de 14 dias e acesso do aplicativo “Atende em Casa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário