sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

ESCOLA MUNICIPAL EM PETROLÂNDIA MANTÉM ATIVIDADES PRESENCIAIS MESMO COM FUNCIONÁRIOS TESTADOS POSITIVOS PARA COVID

 

Imagem: reprodução

No dia em que o município de Petrolândia, sertão de Pernambuco, confirma o décimo primeiro óbito por coronavírus e 24 casos ativos, chega à redação do Blog Gota D’Água a denúncia de que a Escola Municipal 1 de Julho, localizada na Quadra 1, mantém funcionários com atividades presenciais de entrega de exercícios escolares para os estudantes mesmo a unidade de ensino tendo casos positivos e outros em suspeita para Covid-19.

Tia de estudantes da escola, preocupada com as determinações da gestão escolar, e pede anonimato, nos enviou áudios e textos que comprovam a atitude de coagir funcionários a trabalharem presencialmente nessas condições.

“Estou procurando o Blog, pois acho absurdo e irresponsável essa atitude e não temos mais uma ouvidoria para denunciar... A escola primeiro de julho fará entrega de atividades hoje (11) pela manhã. Quatro funcionários que trabalharam até o início da semana, testaram positivo e tiveram contato com os demais... Outros que estão em aguardo do resultado e os que ainda estão sem sintomas foram convocados, pela equipe gestora, para participar da entrega. Na verdade, estão sendo ameaçados até de perder o contrato caso se recusem.”

Esse procedimento fere tanto os protocolos da rede estadual de educação, seguidos pela rede municipal, que prevê: “confirmação ou contato com pessoas diagnosticadas com COVID-19. Estes protocolos vão desde o cumprimento do isolamento social de 14 dias ao acesso do aplicativo “Atende em Casa” (www.atendeemcasa.pe.gov.br), onde é possível receber orientações sobre como proceder com os cuidados e a necessidade de procurar o serviço de saúde.” Para ter acesso à íntegra do documento, acesse:

https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/wp-content/uploads/2020/10/protocolo_educacao_v02.pdf

 

E fere o código penal que trata como crime sair do isolamento social aqueles que apresentam sintomas ou que já estejam testado positivo para a doença:

 Art. 268 do cód penal - Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Pena: detenção de um mês a um ano e multa.

O negacionismo da doença, as provas de desrespeito às recomendações dos órgãos de saúde, coerção e assédio moral a funcionários que querem se preservar do contato, estão claros nos diversos áudios e mensagens a que tivemos acesso:

“Sei que a situação é complicada, tá o grupo aqui quase todo positivando e muitas outras suspeitas, mas a gente tem que ser realista. A gente divulgou os convites para os pais, a escola foi desinfetada e se a gente colocar um grupo e quatro a cinco pessoas, que não estão com suspeita, dá certo... só que precisa de coragem pra fazer isso e a gente não pode abandonar o barco quando ele está afundando... É preciso ter coragem e agora não adianta querer saber como foi que pegou, onde pegou, onde errou. Agora é dar conta de entregar essas atividades porque já foi avisado aos pais (...) E digo mais, ficam achando que foi por causa das entregas das tarefinhas que trouxe alguém contaminado pra escola? Pode ser, mas pode ter sido também alguém que andou na política e trouxe o vírus pra escola, pode ter sido alguém que foi pra piscina, pode ter sido alguém que foi pro bar no domingo e segunda levou o vírus pra escola, pode ter sido qualquer coisa desse tipo, gente... A gente tá arriscado a qualquer coisa e ninguém está livre de nada. Aí depois não vai pra escola (trabalhar), mas vai pra supermercado, pro açougue, pra padaria, vai pra esquina da casa. Gente, vamos ser realistas, o vírus está aí e a gente tem que aprender a conviver com ele. Eu estou aqui suspeita a dar positivo também, mas o meu resultado foi extraviado e vou ter que fazer de novo e seja lá o que Deus quiser. Positivo ou negativo eu vou aceitar e não vou colocar a culpa em ninguém. A culpa foi minha que tirei minha máscara, que não lavei minha mão(...) agora ninguém venha dizer que foi a tarefinha não que podem ter sido vários fatores.”

Diz nos áudios enviados ao grupo de funcionários da escola.

A escola manteve a determinação de entregar as atividades aos pais dos estudantes e foram entregues na manhã de hoje (11).

Procuramos as secretárias de saúde e de educação. A secretaria de saúde afirmou que há, sim, o contato da vigilância sanitária para denúncias: (87) 996467669.

A secretaria de educação através de Alexandrina respondeu nossa reportagem:

“Dia 30 de novembro a diretora entrou em contato me informando a situação da escola, no outro dia teríamos a entrega das atividades. Eu orientei que fechassem a escola e colocassem um aviso que entregariam em outro momento e assim aconteceu. Passados oito dias em que a escola estava fechada a equipe da Secretaria de Serviços urbanos foi lá e fez a desinfecção. Dia 10 servidores foram fazer a limpeza e dia 11 que é hoje foi feito um cronograma para entrega das atividades. Tenho todos os podcast de orientações. Pedi que fosse feito cronograma com o mínimo de pessoas e organizassem de maneira que houvesse distanciamento suficiente evitando contatos e riscos e inclusive usando máscara, álcool e protetor facial que foi disponibilizado pela secretaria.

Entrei em contato agora com a gestora pra saber como foi a postura de cada servidor que foi chamado para fazer essa ação e uma da parte administrativa justificou que tinha tido contato com alguém e não poderia ir. A outra foi uma professora que  disse que não iria pra se precaver e proteger os seus, porém, tem agendamento todos os dias manhã e tarde com aulas de reforço em casa. É contraditório! Além disso todos os cuidados e ações foram e estão sendo tomados  de acordo com o protocolo.

Sem mais, agradeço o contato e me disponibilizo para outros momentos em que julgar necessário.”

 

Aos familiares dos estudantes que foram à escola na manhã de hoje (11), fica o alerta. Devem ficar atentos a qualquer sinal de sintoma e manter o isolamento social. Às secretarias e órgãos de fiscalização responsáveis do município tomar as devidas providências.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário