quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

PEDIDO DE TOMBAMENTO DA IGREJA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

 

Foto: Rafael Martins

 

Em sua rede social oficial, o mandato estadual coletivo do PSOL (Juntas) publicou acerca do protocolo feito pelo Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGH), através da presidenta Paula Rubens, e da geógrafa Milena Gomes, representando sociedade civil, que pede pelo tombamento da igreja parcialmente submersa, Sagrado Coração de Jesus. A ação contribui para a proteção desse importante símbolo da cidade e região. Abaixo a publicação na íntegra:

 



“O instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGH) protocolou na última segunda-feira (30) um pedido à Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) pelo tombamento da igreja do Sagrado Coração de Jesus, localizada no município do Sertão de Pernambuco. A iniciativa é uma ação conjunta entre o IGH, representado pela presidenta do Instituto, Paula Rubens, com a sociedade civil, representada pela geógrafa Milena Gomes, respaldada em um abaixo assinado com mais de mil assinaturas. A ação conta com o apoio da Câmara de Vereadores de Petrolândia e do Coletivo Rio de Lutas de Paulo Afonso, na Bahia, e com o apoio da mandata coletiva das Juntas no legislativo estadual de Pernambuco.

Juntas
Imagem: Instagram oficial

 Em 1987 a cidade de Petrolândia, no Sertão de  Pernambuco, foi inundada para a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. Após a inundação, apenas o topo da Igreja do Sagrado Coração de Jesus ficou visível.

As ruínas da igreja são o símbolo desse grande evento que carrega muitos sentimentos, e a memória do lugar. As visitas ao local são feitas com barco e catamarã diariamente no trajeto para a ilha (que é muito visitada) ou de uma localidade pra outra na borda do lago. Também é possível fazer mergulho nas ruínas totalmente submersas do antigo município.

A pauta pelo tombamento tem o apoio das Juntas Codeputadas, que, ao lado dos movimentos sociais, entendem a importância de proteção desse patrimônio. No final de outubro as parlamentares estiveram na cidade de Petrolândia, visitaram a igreja e tiveram reuniões com a população para articular o fortalecimento desta pauta de pedido de tombamento.”

A equipe Gota D’Água, blog e canal, se soma a essa luta que precisa ser abraçada por toda população em defesa de nosso patrimônio.

Para se somar a essa causa, assine a petição clicando abaixo:

https://www.change.org/p/fundarpe-tombamento-como-patrim%C3%B4nio-hist%C3%B3rico-igreja-do-sagrado-cora%C3%A7%C3%A3o-de-jesus-petrol%C3%A2ndia-pe?utm_content=cl_sharecopy_25009482_pt-BR%3A5&recruiter=65624555&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink&utm_campaign=share_petition


IGH, imagem: Acervo


Geógrafa Milena Gomes
Imagem: acervo pessoal


Nenhum comentário:

Postar um comentário