quarta-feira, 3 de março de 2021

MESMO COM VETO DO GOVERNO FEDERAL CONSÓRCIO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS FAZ ADESÃO PARA COMPRA DE VACINAS CONTRA COVID-19

Imagem: reprodução

 

Os consórcios são uma forma que os prefeitos encontraram para tentar adquirir vacinas direto dos laboratórios. A possibilidade foi aberta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que decidiu, no dia 23 de fevereiro, que estados e municípios podem fazer a compra dos imunizantes. Contudo, a decisão vale somente em caso de descumprimento do Plano Nacional de Vacinação pelo governo federal ou de insuficiência de doses.



De acordo com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a primeira opção do Consórcio é a utilização de recursos do Governo Federal para a compra de vacinas, mas transferências de recursos por organismos internacionais, participação da iniciativa privada ou mesmo a compra via cotas dos próprios municípios também serão discutidas.


GOVERNO FEDERAL VETA COMPRA DE VACINAS PELOS MUNICÍPIOS


Bolsonaro (sem partido) vetou o ponto que permitia aos governos estaduais e municipais a adoção de medidas necessárias para imunização da população, em caso de omissão do Ministério da Saúde.

Na prática o veto não terá efeito, porque o Supremo já autorizou governadores e prefeitos a comprar imunizantes em caso de inoperância do Ministério da Saúde no Plano Nacional de Imunização.


PETROLÂNDIA FAZ ADESÃO


O prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (PTB), formalizou nesta terça-feira (2), a adesão de Petrolândia ao Consórcio Nacional de Municípios para a compra de vacinas contra a Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário