quinta-feira, 4 de março de 2021

MOMENTO ATUAL DA PANDEMIA MOSTRA QUE O PERFIL DE PACIENTES MUDOU: MAIS JOVENS ESTÃO SENDO INTERNADOS COM COVID

 

O momento atual da pandemia no Brasil está sendo marcado pelo aumento da frequência com que pessoas abaixo de 55 anos e sem comorbidades dão entrada nos pronto socorros e nas unidades de terapia intensiva com quadros graves de covid-19.

Antes eram idosos e portadores de doenças crônicas, chamados de comorbidade. Hoje 60% são mais jovens, na faixa de 30 a 50 anos, sem doença prévia.

Também mudou o tempo que estão ficando na UTI. Antes a média era de 7 a 10 dias de internação, agora está em 14 a 17 dias de internação no mínimo em UTI.

Um dos pontos apontados para a variação é que desde o fim do ano passado houve uma tendência à normalização da vida cotidiana, com mais pessoas nas ruas e aglomerações — muitas delas necessárias, como o transporte público usado por trabalhadores; mas outras ilegais, a exemplo de festas lotadas de participantes sem máscara.

Jovens estão se expondo mais enquanto idosos estão conseguindo se proteger.

A retomada das atividades econômicas desde novembro e a dificuldade de governos em restringir a circulação de pessoas fizeram com que o país tivesse uma escalada de novos casos e mortes desde a primeira semana de 2021, chegando ao recorde diário de óbitos como o de ontem (3) com 1910 mortes.


Fonte: R7


Nenhum comentário:

Postar um comentário