quarta-feira, 14 de abril de 2021

A SEMENTE, UM SÉCULO DE HISTÓRIA



Em 1921, há exatamente 100 anos, nascia em Jatobá de Tacaratu (atual Petrolândia), o jornal A Semente, um dos primeiros periódicos publicados na Região. Fundado por Hildebrando Gomes de Meneses, a publicação que teve apenas dois anos de duração, tratou de diversos temas de interesse local como a situação política e administrativa da cidade, informações sobre obras e serviços, além de muita literatura e poesia.
Neste ano de 2021, festejamos os 100 anos de nascimento do jornal A Semente, o Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia, a fim de preservar notícia de uma Petrolândia viva na memória afetiva de seus filhos, compartilha em seu site, edições quase completa do último número do periódico, além de um artigo completo sobre a fundação do jornal e suas curiosidades dentro do contexto histórico-político da época.
E ainda fazendo parte das comemorações, o IGH continua em busca de outras publicações, e por isso pede que aqueles que por ventura tenham em mão outras edições desta peça jornalística, entrem em contato. Contamos com a ajuda dos filhos de Petrolândia para alimentar o ânimo de manter o empenho em preservar e (re)contar a história de nossa querida cidade. O contato pode ser através do site www.ighpetrolandia.org e também por nossas redes sociais @ighpetrolandia no Facebook e no Instagram.
Serviço:
            https://ighpetrolandia.org/2021/04/06/a-semente-plantada-ha-um-seculo/
www.ighpetrolandia.org

Facebook - @ighpetrolandia

Instagram – ighpetrolanida

Contato: Paula Francinete, presidente do IGH Petrolândia

Telefone – (87) 99908.2900


Nenhum comentário:

Postar um comentário