segunda-feira, 28 de junho de 2021

LIDERANÇAS INDÍGENAS DE PETROLÂNDIA SE REÚNEM COM O DEPUTADO FEDERAL TÚLIO GADELHA (PDT)

Imagens enviadas por Ubirajara


 

No último final de semana o Cacique Marcelo da terra indígena Entre Serras, o capitão da aldeia Angico Ubirajara Barbosa, e o assessor jurídico da APIB – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, se reuniram com o Deputado Federal Túlio Gadelha (PDT), para tratar sobre articulações para barrar o PL-490/2007, que altera a legislação da demarcação de terras indígenas.

O ponto mais polêmico do PL 490/ 2007 trata do marco temporal e prevê que só poderão ser consideras terras indígenas aquelas que já estavam em posse desses povos na data da promulgação da Constituição, 5 de outubro de 1988, passando a exigir, dessa forma, uma comprovação de posse, o que hoje não é necessário. O texto ainda flexibiliza o contato com povos isolados, proíbe a ampliação de terras que já foram demarcadas e permite a exploração de terras indígenas por garimpeiros.

Estiveram presentes ainda representantes do CIMI - Conselho Indigenista Missionário, bem como Tiago Nagô, representante do Movimento Negro da Região Metropolitana do Recife, e representantes da igreja católica.


POLITICA ESTADUAL


O tema política também foi pauta do encontro, onde ficou acertado que os Pankararus da Terra Indígena Entre Serras, que abrange os municípios de Petrolândia, Tacaratu e Jatobá, vão apoiar o deputado Túlio Gadelha nas eleições 2022, que na oportunidade convidou o cacique Marcelo para ser candidato a Deputado Estadual.

Tiago Nagô que também é presidente do PDT de Olinda e Pré-candidato a deputado estadual informou que caso o cacique Marcelo aceite o convite retira sua pré – candidatura para apoiar o cacique e fazer sua campanha na região metropolitana do Recife por acreditar que Marcelo represente não só os povos indígenas como as minorias e povos tradicionais de Pernambuco.

Nas eleições de 2020 Pernambuco teve o primeiro prefeito indígena eleito, o Cacique Marcos Xucuru da cidade de Pesqueira. Isso mostra que o movimento indígena além de se organizar sobre os direitos das populações indígenas começa a se organizar politicamente. O cacique Marcelo irá consultar suas bases para dar a resposta definitiva, podendo, assim, Petrolândia ter um representante na disputa a deputado estadual em 2020.




Informações: Ubirajara Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário