terça-feira, 29 de junho de 2021

PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM IRÃO PARALISAR SUAS ATIVIDADES AMANHÃ EM DEFESA DO PISO SALARIAL

 

Imagem: SANTENPE

Desde 2020, a categoria de profissionais da enfermagem está em luta pela aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 2564/2020, que institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem, parteiras e a regularização da jornada de trabalho. Amanhã (30), os profissionais irão fazer uma paralisação nacional por 24h. Em Pernambuco não será diferente, e carreatas estão previstas para diversas cidades do estado.

O projeto fixa o piso em R$ 7.315 para enfermeiros. Com a aprovação, os técnicos de enfermagem terão o piso proporcional a esse valor em 70%, e em 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras. Os valores são baseados em uma jornada de 30 horas semanais. Para jornadas de trabalho superiores a isso, o piso salarial nacional terá a correspondência proporcional.

A proposição está com consulta pública, em que mais de 987.000 pessoas votaram sim para a aprovação, enquanto apenas cerca de cinco mil votaram contra a proposta.


ORIENTAÇÕES PARA A CATEGORIA NAS CIDADES QUE IRÃO ADERIR À PARALISAÇÃO


Os organizadores orientam a categoria sobre quais locais ficam sem funcionamento e quais mantém parcialmente os profissionais. Os atendimentos mais urgentes, os setores de covid-19 e a vacinação devem seguir em funcionamento. Confira:


- Unidades Básicas de Saúde (UBS) - sem funcionamento;


- Ambulatórios hospitalares - sem funcionamento;


- Setores hospitalares - 50% dos profissionais em trabalho;


- Urgência, emergência, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e bloco cirúrgico: 60% dos profissionais em trabalho;


- Setores covid-19 e vacinação covid-19: 100% dos profissionais em trabalho, em operação "tartaruga" (de maneira a garantir toda a assistência de urgência e emergência necessárias).


Fonte: Brasil de Fato


Nenhum comentário:

Postar um comentário