quarta-feira, 14 de julho de 2021

VACINA COVID PARA INDÍGENAS URBANOS EM PETROLÂNDIA

 

Imagem: Laura Castor

Após desencontros de números, cadastros e tipo de levantamentos, a secretaria de saúde de Petrolândia foi surpreendida com a tabela de distribuição de vacina Covid Pfizer que apontava zerada a quantidade de indígenas em contexto urbano em Petrolândia, culminando no não envio de vacinas para esse público.
A secretaria, como informou ao nosso Blog, enviou dois ofícios à gerência da VI GERES ARCOVERDE reivindicando o direito. O mais recente ofício toma por base o último apontamento do IBGE (2010) que indica 1137 indígenas urbanos autodeclarados.
O município espera que seja feita a correção até esse final de semana para poder receber as doses necessárias à imunização total desse público.
Pernambuco é o único estado do país que está vacinando todos os indígenas em contexto urbano e essa ação pioneira deve-se à articulação do controle social do Estado através do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI) que trouxe para a pauta a importância de se vacinar os parentes indígenas em contexto urbano cadastrados no E-SUS, como declara Antônio Fernando coordenador de saúde indígena no Estado de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário