terça-feira, 24 de agosto de 2021

FÓRUM DIRIGENTES DE CULTURA DO TERRITÓRIO DE ITAPARICA: ENCAMINHAMENTOS

Imagens enviadas pela
assessoria do Forum


 

No último dia 21 de Agosto aconteceu na Ilha de Rarrá (Glória/BA – Petrolândia/PE) o Primeiro Encontro do Fórum de dirigentes de cultura do território de Itaparica (cidades baianas).

O evento iniciou às 11h00min da manhã com a fala da ONG Repensar através da Daiane Braz. Na fala a orientação acerca da necessidade de organização dos sistemas municipais de cultura disponibilizando material com o passo a passo para inclusão dos municípios no sistema nacional de cultura.

Na sequência o presidente do Fórum, Yves Oscar, ressaltou ser um momento único de parceria entre os municípios, mencionou o distanciamento de estado com esse território e que já encaminhou ofício marcando reunião com secretaria de cultura do estado.

Pontuou o fortalecimento da cultura no Território e a resistência do povo direcionando Chorrochó, por onde passou Antônio Conselheiro, citando que muitas pessoas que vão à romaria de Canudos antes visitam o Município de Chorrochó.

Dando continuidade às falas foi a vez do Vice Presidente do Fórum o senhor Rogério da cidade de Paulo Afonso, observando o afastamento de sua cidade com o Estado, em seguida falou das dificuldades dos gestores municipais e políticos em compreender a cultura como espaço de transformação e ter a devida prioridade.


Seguiu Jerson, secretário do Fórum, utilizou a fala agradecendo a Deus pelo momento destacando o quanto se pode transformar vidas através da troca de experiências e conhecimentos parabenizando toda organização do evento e decisão acertada na escolha do presidente do Fórum.

Marciel, da Secretaria de Planejamento do Estado, expôs a parceria Repensar, SEPLAN e Reviere no sentido de organizar a comunicação do Território e continuou discorrendo sobre o material para criar o Sistema Nacional de Cultura retirado do site do governo Federal e repassado organizadamente para os municípios e como os municípios podem adequar o plano às suas realidades, deixou ainda a proposta de parceria com o Blog Gota d’agua, convidado a cobrir o evento, na divulgação de materiais dos municípios. Joyce de Rodelas agradeceu à organização do evento e ao Presidente do Fórum que tem se empenhado em ajudar. Relatou que seu município está nesse momento com chamada pública da lei Aldir Blanc para atender artistas e produtores culturais com apoio financeiro. Danilo, artista plástico e representante do município de Glória, está na pasta de Cultura há 7 meses, deixou claro que ainda está entendendo como funciona o sistema burocrático, exemplificou a parceria com a Repensar buscando fazer o máximo para transformar a cultura.

Professor Marcos, Secretário de Educação de Macururé, agradeceu a oportunidade e tratou da importância de discutir cultura no coletivo se colocando à disposição do fórum. Janes, pedagoga e organizadora dos concursos de miss, falou do projeto que está se desenvolvendo no setor turístico com possibilidade de parceria com o fórum.

A organização da ilha, representado por Ilson, filho de Rarrá, ressaltou a importância do evento para o legado do pai. Relembrou que, ainda criança junto com falecido pai, viajava pelos municípios do território comprando gado. Agradeceu a escolha do local e colocou a ilha à disposição para alavancar os projetos voltados ao turismo da região.

Rogério orientou a discussão acerca do turismo local. Analisou que o pensamento geral dos poderes públicos acerca do turismo pensa apenas nos possíveis turistas de fora e que os próprios moradores desconhecem seu próprio potencial e história.

O entendimento do Fórum foi de encaminhar a organização dos sistemas municipais de cultura para cobrar com eficiência as políticas públicas.

O próximo encontro do Fórum acontecerá daqui a três meses para análise dos encaminhamentos e acontecerá na cidade de Rodelas.

O evento foi finalizado com um cordel composto por Rogério contando um pouco da história dos municípios feito especialmente para o evento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário