terça-feira, 28 de setembro de 2021

VEJA O QUE MUDA COM NOVO PLANO DE CONVIVÊNCIA COM A COVID-19 EM PERNAMBUCO

 


Foi publicado o novo plano de convivência com a Covid-19 em Pernambuco. Jogos de futebol profissional voltam a ser realizados com público. Para todos os eventos esportivos, o governo autorizou a presença de até 2,5 mil pessoas ou 20% da capacidade do local, o que for menor, desde que elas tenham sido vacinadas contra a Covid-19.

Além disso, também foi ampliada a quantidade de pessoas em shows, eventos culturais, sociais e corporativos em todo o estado, que podem receber até 2,5 mil pessoas ou 50% da capacidade total do local (o que for menor) onde o evento deve ser realizado.

As flexibilizações das atividades também ampliaram o funcionamento de serviços de alimentação, como bares e restaurantes, que podem abrir até a 1h.

O secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, informou que a previsão é que, até novembro de 2021, a capacidade de público dos eventos seja ampliada para 5 mil pessoas.

Tanto para os eventos e competições esportivas quanto no caso de eventos sociais, culturais e corporativos, o governo do estado estabeleceu que, a partir de 300 pessoas, é necessário que haja o controle do esquema vacinal dos presentes.

A partir do mês de outubro, não é necessário solicitar a autorização ao estado para realização de eventos.

Apesar da exclusão da necessidade da autorização, os eventos devem seguir o protocolo de reservar 90% dos ingressos para pessoas que já tomaram duas doses de vacina contra a Covid-19.



Os 10% restantes podem ser destinados a pessoas que tomaram apenas uma dose do imunizante, desde que apresentem teste negativo para o novo coronavírus. Para exame do tipo RT-PCR, é necessário que tenha sido feito 48 horas antes do evento, já o teste de antígeno pode ser realizado até 24 horas antes do evento.

A partir de novembro, o governo informou que apenas pessoas que completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 vão poder participar dos eventos.


SOBRE OS EVENTOS


Eventos esportivos – Hoje (28) acontece o primeiro jogo de futebol aberto ao público. Válida pela Série B do Campeonato Brasileiro, a partida entre Naútico e CRB ocorre às 19h, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife.

Pelo novo decreto jogos de futebol profissional podem ser realizados com até 2,5 mil pessoas ou 20% da capacidade do estádio, o que somar o menor número de pessoas. No caso de outras atividades esportivas, o público autorizado também é de 2,5 mil pessoas, mas os espaços podem contar com até 50% da lotação do público.


Eventos culturais, shows e bailes - podem a ter lotação máxima de 2,5 mil pessoas, ou 50% da capacidade total do lugar, o que for menor. O uso de máscaras segue obrigatório e ainda não foi permitida pista de dança nesses eventos.

Por isso, o público deve permanecer sentado. Os eventos podem ter até sete horas de duração, com limite máximo até 1h, todos os dias da semana.


Eventos corporativos - Nessa categoria, estão inclusos eventos como cursos, congressos, reuniões, seminários, palestras e capacitações, assembleias, conferências, convenções, encontros, entrevistas, fóruns, painéis, reuniões, simpósios, seminários, solenidades, treinamentos e workshops. Eles podem reunir até 2,5 mil pessoas ou 80% da capacidade total do local, o que for menor.


É necessário fazer o uso de máscara de proteção contra a Covid-19 nos locais onde os eventos corporativos são realizados, sendo autorizada a retirada dela apenas para comer ou beber. Os eventos podem acontecer entre 8h e 1h, diariamente.


Eventos sociais com buffet - Festas de aniversários, batizados, bodas, casamentos, festas infantis, noivados e outros eventos sociais com buffet também podem acontecer com até 2,5 mil pessoas ou 50% da capacidade total do local, ainda valendo a regra do que for menor.

Também não foi permitida pista de dança. O uso da máscara de proteção contra a Covid-19 é obrigatório e ela só pode ser retirada no momento em que as pessoas estiverem bebendo ou comendo sentadas. Os eventos podem ser realizados entre 8h e 1h da madrugada, todos os dias.


Colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico - Nesse tipo de evento, podem participar até 2,5 mil pessoas ou 80% da capacidade do local, o que somar menor número de pessoas. O uso da máscara também é obrigatório e não pode haver pista de dança. Os eventos podem acontecer entre 8h e 1h, todos os dias.


Bares, restaurantes e lanchonetes - Nesses locais, até 80% da capacidade pode ser utilizada, com limite máximo de até 15 pessoas por mesa e distanciamento de um metro entre grupos.

Nesta segunda-feira, o governo também anunciou que estão permitidas apresentações musicais sem limite de integrantes em bandas e grupos. Segue proibida a pista de dança. Todos devem permanecer de máscara de proteção contra a Covid-19, desde que não estejam bebendo ou comendo.

Academias - podem funcionar das 5h à meia-noite, com até 80% da capacidade do local nos aparelhos de cardio. A ampliação no horário é válida para todos os dias da semana.


Clubes - Eles podem funcionar das 5h à 1h, diariamente. Nesta segunda-feira, o governo também anunciou que estão permitidas apresentações musicais sem limite de integrantes em bandas e grupos.


Igrejas e templos religiosos - Esses espaços também foram autorizados a ter um público de até 2,5 mil pessoas ou 80% do local, o que for menor, e podem abrir entre 5h e 1h, diariamente. O uso da máscara de proteção contra a Covid-19 é obrigatório.


Escritórios comerciais - A capacidade desses espaços foi ampliada para 80% da área total, considerando o distanciamento de um metro entre as estações de trabalho. Esses locais podem funcionar das 5h à meia-noite, em qualquer dia da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário