terça-feira, 9 de novembro de 2021

GRUPO DE LEITURA EXPRESSÃO POPULAR, DE PETROLÂNDIA, VOLTA ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS

 

Imagens: Daniel Filho


Em Petrolândia, sertão de Pernambuco, existe um grupo de leitura desde 2018. O Grupo de estudos Expressão Popular, que iniciou suas reuniões com cinco pessoas, mas chegou a reunir mais de vinte, tem a proposta de reunir crianças, jovens, adultos, estudantes, professores...para debater suas visões sobre determinada obra. Os encontros sempre acontecem em espaços culturais da cidade: como biblioteca pública ou centro cultural.

Por conta da pandemia o grupo passou grande parte de 2020 mantendo os encontros de forma virtual, mas ontem (8), no Centro Cultural, o grupo inicia um retorno presencial.

A obra escolhida para ser debatida foi um clássico distópico: 1984, de George Orwell.



O enredo mostra um Estado ditatorial que persegue a individualidade das pessoas e propaga uma mitificação do grande líder chamado na obra de “Grande Irmão” (Big Brotehr) através da manipulação em massa a partir do revisionismo histórico, criação de inimigos externos e invisíveis, vigilantismo constante de cada pessoa.

Os participantes da roda de debate fizeram paralelos da obra com o Brasil de hoje e com outras produções da ficção como a mais recente série “Round 6” (famosa obra sul-coreana presente no catálogo da Netflix).

Ao final do encontro foi definido o último encontro de 2021 com a leitura livre de obras de Carlos Drummond de Andrade (poesia ou prosa) que acontecerá no próximo dia 18 de Dezembro no Centro Cultural a partir das 19h00min seguido de confraternização.

No momento irão, ainda, sortear os títulos que deverão ser lidos em 2022. Cada participante presente levará por escrito doze títulos que desejam que seja lido pelo grupo. Cada um sorteará um título referente a cada mês de 2022.

Os encontros acontecem mensalmente e são abertos a toda população. Maria Helena, secretária de cultura, esporte e lazer, apoia e estimula que cada vez mais pessoas façam parte do círculo de leitura.

O grupo de estudo já foi destaque em reportagem especial no Brasil de Fato, matéria que você pode ler no link abaixo:

https://www.brasildefatope.com.br/2019/05/29/em-petrolandia-clube-de-leitura-se-reune-para-estudar-politica






Um comentário:

  1. Boa noite, consegui o crédito da Sra. Dominique Zoller, uma senhora muito honesta e séria. Suas condições são muito boas assim como a forma de reembolso. Muito sério, a taxa de juros muito acessível de 3% ao ano. Se você também precisar de um empréstimo, entre em contato com ela pelo e-mail: dominiquezoller7@gmail.com

    ResponderExcluir