segunda-feira, 8 de novembro de 2021

O GRUPO DE MERGULHO E EXPEDIÇÃO, ADVENTURE DIVERS, LANÇA NOTA DE REPÚDIO SOBRE O EVENTO OCORRIDO EM PETROLÂNDIA NO ÚLTIMO DIA 6

 

O grupo de Mergulho e expedições, Adventure Divers, envia nota de repúdio pela condução do evento “5º Encontro de Jet-ski” acontecido no último dia 6 de Novembro em Petrolândia, sertão de Pernambuco. Segue:


“Recife, 7 de novembro de 2021


Ilustres amigos, defensores de uma boa causa,


O Grupo de Mergulho Adventure Divers, que não é uma Operadora de Mergulho, tão pouco uma empresa de turismo, mas sim um grupo de Amigos mergulhadores, que a cada ano cresce mais e que leva a sério esse negócio de fazer amigos e preservar o meio ambiente e os parques históricos;

Considerando que há oito anos esse grande grupo, realiza viagens à cidade de Petrolândia para a realização de mergulhos contemplativos à estrutura da antiga Igreja do Sagrado Coração de Jesus, submersa desde 1988, situada no distrito também submerso de Barreiras;

Considerando que neste ano de 2021, mais precisamente entre as datas de 04 a 07 de setembro, 55 componentes, entre mergulhadores e acompanhantes, rumaram em 17 viaturas adesivadas, numeradas, com rádios comunicadores, todos com camisas padronizadas, etc., com destino à cidade de Petrolândia, para hospedagem, alimentação, conhecimento, lazer e diversão, no São Francisco e nas margens deste. Trazendo sim, um vultuoso upgrade à economia local durante 4 dias.

Considerando correspondência de igual teor já enviada à Prefeitura Municipal de Petrolândia, Ministério Público de Pernambuco, Secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco, IGH, IFAN, etc. contendo fato similar ocorrido ao ano de 2020, sem nenhum retorno por parte destes.

Considerando que a Igreja do Sagrado Coração de Jesus trata-se de um monumento que permite ao povo Petrolandense, assim como todo o povo, reminiscências da desocupação, alagamento, e desaparecimento de um uma velha cidade para o ressurgimento de outra nova.

Considerando que a referida Igreja, já faz parte de um processo sólido de Tombamento, movido e aprovado já por vários órgãos.

Considerando que, ao arrepio da história e das boas práticas, evento de magnitude elevada, ocorreu no dia 06 de novembro do corrente ano, qual seja, o 2º Arena Jet Clube Petrolândia, realizado na Orla Fluvial. Seus ilustres defensores, com suas potentes e caras máquinas, escondem o fato da ocupação indevida e desordenada da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, incluindo fixação de plataforma na estrutura, som de altíssimo calibre, pessoas ocupando sua frágil estrutura, sem contar com a trepidação e as fortes ondulações causadas pelo tal evento.

Como defensora do evento, também se encontra uma pequena minoria de empresários locais que sequer assumem o risco desordenado da ocupação da prainha (local de partida do evento), inclusive privando a população do deleite de espaço público, colocando suas cercas para privar o público em geral, separando assim quem enche seus bolsos de dinheiro de quem apenas quer se banhar nas águas do Velho Chico, com a justificativa mesquinha de segurança.

A população de Petrolândia não pode se calar diante de um total desrespeito, seja da Administração Pública local, seja da polícia, seja do Corpo de Bombeiros, seja dos Órgãos de Controle, Ministério Público, etc.

O que se exige é legítimo. O cuidado com o patrimônio imortal, não pode ser preterido à vontade de visitantes desleixados, ou mesmo de empresários sem compromisso algum com o município e suas riquezas naturais.

Como pode se permitir o que é visto e comprovado pelas imagens. Como diz a música e para entrar no clima: ‘contra fotos não há argumentos’.

Com todo o exposto, tornamos público o nosso repúdio a mais este evento ocorrido com o

silencio dos diversos órgãos de controle. Ainda assim questionamos, Qual o estudo de viabilidade técnica foi executado para este evento? Quais os engenheiros Civis e Elétricos

assinaram a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica - CREA para dar azo ao evento? Onde está a autorização (Alvará) da Prefeitura para realização do Evento? Onde está o Laudo técnico de segurança, que deve ser solicitado ao Corpo de Bombeiros da cidade? Contrato e certificado da empresa de segurança contratada com as medidas a serem adotadas pela mesma? Cópia do comunicado ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Militar da cidade? Termo de responsabilidade devidamente assinado? Medidas de limpeza que serão feitas? Entre outros...

Diante de todo o exposto, o Grupo de Mergulho Adventure Divers, vem, manifestar TOTAL E INCONDICIONAL REPÚDIO a mais um evento ocorrido, solicitando ainda que sejam apuradas toda e qualquer responsabilidade, atribuindo estas aos seus merecedores. E que para futuro, sob hipótese alguma, a ocorrência de fato similar seja permitida. Este é o nosso clamor.”








Um comentário:

  1. Boa noite, consegui o crédito da Sra. Dominique Zoller, uma senhora muito honesta e séria. Suas condições são muito boas assim como a forma de reembolso. Muito sério, a taxa de juros muito acessível de 3% ao ano. Se você também precisar de um empréstimo, entre em contato com ela pelo e-mail: dominiquezoller7@gmail.com

    ResponderExcluir