Foto: Daniel Filho |
Um grupo de cidadãos de Petrolândia-PE
apresentou ao blog Gota d’Água reclamações contra o atendimento no posto da
Previdência Social no centro da cidade. Também leitores falam da proibição onde
as pessoas têm que esperar por atendimento na área externa do prédio do posto
da Previdência Social onde recebem uma senha e de três em três são chamados
para dentro do posto que tem boa infraestrutura com assentos, água e
ar-condicionado, e poderiam acomodar todos inclusive idosos e mulheres com
crianças recém-nascidas.
Mesmo sabendo que algumas práticas no atendimento aos idosos nos setores
públicos beiram a violência, os profissionais envolvidos preferem culpar o
colega ou até mesmo a instituição demonstrando falta de sensibilidade com os
que precisam de atendimento.
Dona Severina Jesuína dos Santos, moradora da quadra 14 foi orientada a esperar fora recebendo uma senha, “acho injusto esperar aqui fora” disse ela ao Gota d’Água. Já dona Maria Cícera Leite da Silva que mora no Projeto Apolônio Sales, 48 anos, acompanhava sua mãe a senhora Vicência Maria da Conceição de 94 anos e que esperava na mesma situação fora do prédio com uma senha aguardando ser convidada a entrar, ela disse que em outros lugares sua mãe teve sempre garantido atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população como determina o Estatuto do Idoso (LEI No 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003).
Dona Severina Jesuína dos Santos, moradora da quadra 14 foi orientada a esperar fora recebendo uma senha, “acho injusto esperar aqui fora” disse ela ao Gota d’Água. Já dona Maria Cícera Leite da Silva que mora no Projeto Apolônio Sales, 48 anos, acompanhava sua mãe a senhora Vicência Maria da Conceição de 94 anos e que esperava na mesma situação fora do prédio com uma senha aguardando ser convidada a entrar, ela disse que em outros lugares sua mãe teve sempre garantido atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população como determina o Estatuto do Idoso (LEI No 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003).
Foto: Daniel Filho |
Tentamos falar com o responsável pelo atendimento no posto, que nos foi
informado apenas que se chama Rodolfo e marcou entrevista para próxima semana
para tratar das reclamações dos cidadãos.
Uma melhor qualificação e capacitação dos funcionários que atuam no serviço
público devem ser contínuas, mas o problema também está na gestão destes
órgãos.
O cidadão, muitas vezes, não reclama do mau atendimento e isso não acontece apenas com os mais idosos e com as mulheres, mas com a maioria das pessoas que dependem dos serviços. Eles não reclamam por medo de não serem atendidos como disse uma das senhoras entrevistadas.
O INSS tem o serviço de Ouvidora-geral da Previdência Social que presta um pós-atendimento, ou seja, atua atendendo aquele que já tenha entrado em contato com os órgãos da Previdência Social e queira fazer alguma sugestão, reclamação, elogio, denúncia ou outra solicitação sobre os serviços prestados.
O cidadão, muitas vezes, não reclama do mau atendimento e isso não acontece apenas com os mais idosos e com as mulheres, mas com a maioria das pessoas que dependem dos serviços. Eles não reclamam por medo de não serem atendidos como disse uma das senhoras entrevistadas.
O INSS tem o serviço de Ouvidora-geral da Previdência Social que presta um pós-atendimento, ou seja, atua atendendo aquele que já tenha entrado em contato com os órgãos da Previdência Social e queira fazer alguma sugestão, reclamação, elogio, denúncia ou outra solicitação sobre os serviços prestados.
OUTROS MEIOS DE CONTATO COM OS SERVIÇOS:
• Central de Atendimento 135 – Via Telefone
• PREVCartas – Correspondência:
Caixa Postal 09714 – CEP 70040-976 – Brasília-DF
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