terça-feira, 31 de março de 2015

BLOGUEIR@S UNIDOS, DIREITOS GARANTIDOS

Representando o Sertão de Itaparica

Daniel Filho e George Novaes 

O 3° BLOGGER PE aconteceu em Olinda nos dias 27, 28 e 29 de março. Com o tema A COMUNICAÇÃO NO CENTRO DO DEBATE, blogueiros e ativistas debateram sobre a importância da união do grupo no embate relacionado ao monopólio midiático. O evento se torna um marco para a consolidação da primeira associação de Blogueiros em Pernambuco que já reúne 600 ativistas de conteúdo digital. O fato é pioneiro no Brasil e já inspira o nascimento de outras associações, como a ParanáBlogs.

Foto: Daniel Filho

 Altamiro Borges (Miro) concede entrevista a Lúcio Cabral,

 vice-presidente da ABLOGPE

Grandes palestras como a do jornalista Altamiro Borges (Miro), Tarso Violin, Eduardo Guimarães, a consulesa venezuelana do Recife, Carmen Novas Reys, Rafael Buda, entre outros, vieram abrir a mente dos participantes para analisarem e confrontarem o grande poder revolucionário que cada um tem em suas mãos. Afinal, estamos trabalhando para a democracia da mídia desarticulando monopólios e oligopólios ou fazendo um caminho inverso e repetindo todos os cacoetes da velha mídia?
O contexto de tudo que foi debatido nos dias de evento mostram que a blogosfera deve se unir nas diferenças, tantos de estilos quanto políticas, tendo como missão igualitária uma tríade: defesa da justiça social, conquista do reconhecimento às mídias alternativas e quebra do monopólio e oligopólio da comunicação.

Foto: Daniel Filho

Sabemos que é romântico ao extremo crer que, na diversidade, essas três bandeiras de luta sejam interpretadas em sua essência sem qualquer conotação particular. Se a grande mídia se dedica a contaminar e corromper tudo e todos para garantir seus privilégios, não é racional achar que todos os membros de um grupo se mantenham fiéis a esses compromissos sob uma única perspectiva. No entanto o evento dá o alicerce e impulso necessários para garantir e avisar: ESTAMOS AQUI.
Garantindo a reeleição de Lissandro Antônio do Nascimento como presidente da ABLOGPE por mais dois anos, a primeira associação de blogueiros de Pernambuco enumera conquistas tais como aprovação de estatuto, metas claras e objetivas para o próximo mandato com criação de Núcleos Regionais a unir todos os blogueiros do estado em prol da principal batalha: ampliar a discussão acerca da tramitação na Assembleia Legislativa do Projeto de Lei 2164/2014 que prevê o direcionamento mínimo de 5% das verbas publicitárias  dos três poderes pernambucanos às mídias alternativas: Blogs, rádios comunitárias, jornais de pequena circulação.
É como o título do livro de Felipe Bianchi e Altamiro Borges (Miro) sugere:
BLOGUEIR@S, UNI-VOS. O princípio dessa união foi garantido e consolidado na 3° BLOGGER – PE, que venham os próximos passos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário