quinta-feira, 2 de abril de 2015

LITERATURA INDICADA PARA COMPREENDER AS MÍDIAS ALTERNATVAS


A 3 ° BLOGGER ocorrida em Olinda entre os dias 27 e 29 de Março apresentou obras importantes para os blogueiros:

A DITADURA DA MÍDIA – Altamiro Borges (Miro). Com uma linguagem simples e direta, o autor esmiúça os bastidores (às vezes explícito, outros implícito) de uma grande mídia ditadora e parcial, mas travestida de seriedade, imparcialidade e moral. O livro se torna um instrumento para compreensão histórica dos velhos interesses e privilégios desse monopólio das comunicações e, consequentemente, compreender o que se esconde por trás do discurso de que regular a mídia é abrir caminho para a censura.



BLOGUEIR@S, UNI-VOS, MAS NEM TANTO – Obra conjunta de Felipe Bianchi e Altamiro Borges, reúne diversos textos que incrementam o debate sobre os impactos da internet no Brasil e no mundo relatando, também, experiências da blogosfera brasileira. Uma leitura simples e direta que instiga a pesquisa sobre o tema, além de apresentar as resoluções dos quatro encontros da chamada blogosfera progressista (Blogprog). Os capítulos são: "A 'revolução' da internet"; A força da internet no Brasil; Blogprog: unidade na diversidade; As experiências da blogosfera.


MANUAL PRÁTICO (MUITO PRÁTICO MESMO) DE LEITURA CRÍTICA DE MÍDIA – Concebido pelo Centro de Cultura Luiz Freire e o Núcleo de Design Gráfico da Escola OI KABUM! Recife, é um dinâmico e objetivo tratado de como, enquanto leitores críticos, devemos manter nossa relação com as diversas mídias de comunicação. Questões como: QUEM PODE DISCUTIR COMUNICAÇÃO? A IMPRENSA DEVE SER IMPARCIAL? QUEM É QUE MANDA NA MENSAGEM? São tratadas num formato leve e acessível a todos os tipos de leitores.



Foto: George Novaes. 

Com Altamiro Borges (Miro), autor de A DITADURA DA MÍDIA e 

BLOGUEIR@S, UNI-VOS - MAS NEM TANTO em parceria com Felipe Bianchi


Foto: Daniel Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário