sexta-feira, 8 de maio de 2015

REPOSIÇÃO DE AULAS, SIEPE E DIÁRIO DE CLASSE


As negociações entre comissão do SINTEPE e SECRETARIA DE EDUCAÇÃO avançam para um consenso acerca do tema REPOSIÇÃO DE AULAS.
Desmentindo notícia repercutida pelo DIÁRIO DE PERNAMBUCO afirmando (apenas na manchete, por sinal) que os professores só receberiam os dias parados APÓS a reposição das aulas. Representação da comissão afirma que todo o dinheiro descontado será devolvido ainda esse mês.
Sobre como será o calendário de reposição o debate caminha para um consenso sobre a autonomia das escolas, respeitando as características de cada comunidade, definirem, em conjunto, a melhor forma de reposição.
A Secretaria de Educação, até aqui, parece compreender a importância da reposição do conteúdo e não na punição a grevistas e estudantes. Se avançar sobre esse aspecto a decisão passará a ter um viés construtivista e democrático em vez de repressor, devendo ser definida em consenso junto a representações de estudantes, pais, professores e gestão.
Consideraram, ainda, a possibilidade de utilizar dois dias pós-recesso escolar, dedicados a formação continuada e planejamento, como dias letivos (esse mês previstos no calendário para os dias 30 e 31 de Julho). Projeto de intervenção pedagógica e cultural, tais como mostras de cinema, feira de ciências, aulas de campo nos finais de semana, poderão ser considerados como dias repostos.

SIEPE x DIÁRIOS DE CLASSE

Recebemos queixas de diversos professores acerca da sempre polêmica relacionada à inserção de dados referentes ao cotidiano escolar dos estudantes. Em publicação oficial do SINTEPE, em acordo com a Secretaria de Educação em 2013, ficou disposto que o professor NÃO FARIA O MESMO TRABALHO DUAS VEZES, como pode ser lido ao lado. Esse ponto parecia definido, mas eis que chega uma nova (des)orientação a contrariar e revogar o acordo.
Apresentado por coordenadores de apoio nas aulas-atividade, seguindo determinações das respectivas Gerências Regionais de Educação, foi apresentada a INSTRUÇÃO NORMATIVA DE AVALIAÇÃO n°04/2014 de 18 de Dezembro de 2014, cujo artigo 14 trata da participação do professor na operacionalização dessas informações. Segundo o artigo caberá ao professor o preenchimento de TODOS os dados do diário de classe, tanto na versão impressa, quanto eletrônica. Um retrocesso a afogar ainda mais o já desgastante trabalho burocrático do professor, já debatido nesse espaço sobre o título: A buRRocratização atrapalha o trabalho docente. O texto pode ser relido no link abaixo:


A denúncia já foi encaminhada ao sindicato dos professores que afirmou o compromisso de levar à mesa de negociação essa normativa abusiva buscando revoga-la.

Blog aguarda posicionamentos oficiais para divulgação em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário