sexta-feira, 25 de setembro de 2015

DIÁRIO OU ANUÁRIO ESCOLAR?

Foto: Google imagens

Menos de uma semana após publicar matéria sobre o caos no transporte escolar de Petrolândia, mais um problema surge na área de educação. Agora relacionado a um tema que já havia sido firmado acordo com o prefeito na última greve: entrega dos diários escolares no início do ano letivo.

Foto: Daniel Filho

A prefeitura mais uma vez atrasou a entrega, mas dessa vez de forma absurda. Os diários escolares serão entregues a partir da semana que vem, fim do ano letivo. As licitações são sempre as “principais culpadas”. 
Uma nova reunião para tratar apenas desse tema será convocada pelo professor e representante do SINPRO - Petrolândia que tratou desse e de diversos outros pontos em assembleia acontecida ontem (24) na Câmara de Vereadores.
Os diários são documentos que constam planos e registros de aulas, assim como presença e notas dos estudantes. Alguns são extremamente burocráticos e exigem do professor um extenuante trabalho de atualização e repetição de informações que em nada contribuem para uma efetiva intervenção política e pedagógica na realidade da comunidade escolar (deveria).

MAS ENTREGUES AGORA COMO PROCEDER?

Muito do descaso político para com a educação pública se deve à submissão de parte da categoria aos mandos e desmandos de quem não conhece a realidade escolar. Receber e atualizar os diários agora significa um trabalho de transcrição do que foi registrado desde fevereiro até agora de forma manuscrita em folhas avulsas improvisadas, some esse trabalho a docentes que tenham 10, 13, 15 turmas com 20, 30 até 40 estudantes. Eis a opção da prefeitura que, ainda, não conta com um secretário de educação oficial.
Passar a registrar as informações do dia que receberem e anexarem, com grampos e cola, todos os registros feitos de forma improvisada até aqui foi a sugestão do sindicato.
A primeira gera um trabalho desgastante ao corpo docente que irá afetar seu horário de planejamento pedagógico, esse muito mais importante para a aprendizagem da criança, e, possivelmente, as férias.
A segunda irá gerar um amontoado de documentos desorganizados que afetam a imagem e responsabilidade do professor.
Mas existe uma terceira. Guardar todos os diários limpos para o início do ano letivo 2016 (não significa que o prefeito não deverá licitar novos diários... esses servirão para 2017 e assim por diante) e entregar para responsabilidade da secretaria de educação os registros feitos, das mais diversas formas, em cada unidade escolar. As informações são importantes e constam em cada escola, que caiba aos responsáveis pelo atraso da entrega dos diários fazer a atualização em seu acervo digital (existe um, correto? Esperamos que sim).

O meio ambiente e a saúde de nossos profissionais em educação agradecem.

Foto: Google imagens


Nenhum comentário:

Postar um comentário