segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

CARTA ABERTA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS À PRESIDENTA DILMA ROUSSEF (MST, FETAPE, MAB, STR)


Cara presidenta Dilma Roussef,

Estamos aqui, juntos de tantos outros milhões de brasileiros, que valorizam os avanços, mesmo que tenham críticas pontuais. Todos nós trabalhadores e trabalhadoras nessa carta representados estamos do lado do projeto que tem sido ferramenta da diminuição da pobreza, dos contrastes sociais no campo e nas cidades, no combate ao preconceito e intolerância, e avançaremos em reformas estruturantes importantes para toda a sociedade. 
Estamos aqui em apoio e em defesa do seu mandato conquistado legitimamente nas urnas, mas que ainda não foi aceito pela direita entreguista, que não aceita o resultado das eleições e que tenta de todas as maneiras um atalho para chegar ao poder e priorizar seus projetos individuais e escusos como sempre fizeram.
Nosso apoio fundamenta-se no olhar criterioso que compara gestões e acredita que, mesmo com problemas a superar, o governo em curso, democraticamente escolhido pela maioria da população, é o que pode garantir uma agenda voltada para o desenvolvimento econômico e social dos povos do campo, da cidade, quilombolas, ribeirinhos, etc.
Nos últimos 12 anos, esse projeto que defendemos foi responsável por retirar milhões de pessoas da extrema pobreza, por se posicionar contra uma gestão voltada ao poder econômico e o capital financeiro, por romper com a lógica de governar para os mais ricos. 
É exatamente por acertar num projeto popular, que saiu da posição de joelhos perante as forças estrangeiras e passou a olhar seu povo que tanto incomoda e é alvo de golpistas. Somos militantes da luta diária, presidenta, e sabemos que o momento é de perseverança e coragem, estamos com a senhora.
Cabe a nós impedir que o golpe institucional deferido e clamado por um cidadão sem autoridade moral e política possa derrubar nossa jovem democracia. Lutamos contra o golpe, presidenta, porque o valor democrático está acima de qualquer opção eleitoral. O deputado Eduardo Cunha representa o retrocesso, o atraso, a falta de respeito e de ética com todos nós brasileiros. Com seu jogo sujo de “quanto pior, melhor”, coloca o nosso país numa crise política que desrespeita padrões éticos, políticos e sociais que foram historicamente construídos por nossa sociedade.
Sabemos que a senhora enfrenta todas essas batalhas diárias com cautela e lucidez como sempre fez. Com a postura de quem tem um coração valente e se mantém coerente mesmo diante da militância do ódio, das mentiras espalhadas sobre seu governo. Dias melhores virão, presidenta. Serão dias de democracia respeitada e de um Estado Democrático de Direito mantido de pé. Dias de um país que resistiu à vergonhosa e fracassada tentativa de um golpe institucional.
Não nos curvaremos às chantagens do DEM e do PDSB, partidos que nunca acreditaram no nosso país e tentam a todo custo entregar o Brasil e as empresas brasileiras aos EUA, em especial a Petrobrás e o pré-sal ao neoliberalismo norte americano.

Aproveitando o momento, gostaríamos de pedir à senhora um olhar mais atento sobre a Companhia Hidrelétrica do São Francisco – CHESF, uma companhia pública, mas que tem perdido parte da sua capacidade de operacionalização por ter uma parte privatizada, não concordamos com essa medida presidenta.

Declaramos aqui nosso firme e decidido apoio ao seu mandato legítimo, que se extinguirá somente em 31 de dezembro de 2018. Nosso mais veemente repúdio à toda forma de retrocesso democrático que tente deslegitimar e encerrar de forma prematura o mandato popular conquistado, de forma limpa, em pleito democrático.
A senhora tem o apoio do que há de melhor na sociedade brasileira, latino-americana e mundial. Pense nisso a cada dia, a cada noite de sua trajetória. E não se entregue, como a senhora não se entregou quando esteve no cárcere.
Resista, senhora presidenta. O Brasil e o povo brasileiro estão com a senhora.

Petrolândia 21/12/2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário