segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

2016 SERÁ UM ANO DE LUTAS... PRINCIPALMENTE PARA A EDUCAÇÃO

Imagem: Praxis Blog

Diversos atos políticos estão sendo definidos por sindicatos de educação em todo o país. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) já definiu algumas que devem ser assumidas em todos os estados.

GREVE GERAL

Três dias no mês de março estão definidos e já foram apoiados em diversos estados. 15, 16 e 17 de março. O presidente da CNTE, Roberto Leão, destacou que será um ano muito difícil na defesa da democracia: "Nossa proposta aprovada é que a cada inicio de ano letivo nos estados e municípios, os sindicatos locais organizem um grande ato que terá o caráter nacional, porque pretendemos estar presentes, nós da CNTE e representantes dos outros estados. Porque todos estão tendo os mesmos problemas: parcelamento de salário, não pagamento do 13º, entrega das escolas para as organizações sociais - e isso é terceirização e privatização -, militarização das escolas. É preciso que o Brasil todo se levante contra isso. Nós pretendemos, no dia 18 de janeiro, em Goiás, já iniciar com um ato de caráter nacional. Até a greve nacional marcada para março, temos todo um processo do que vai continuar depois desses dias".
Ele disse ainda que fevereiro é um mês chave para os municípios: "É o momento de fazer greve, passeatas e pressionar as câmaras para que autorizem a lei do piso".
Marta Vanelli, secretária executiva da CNTE, também falou sobre o calendário: "Em janeiro já vamos começar propondo um ato nacional em Goiás contra a proposta do governo de entregar as escolas para as organizações sociais. Os demais estados também farão outras atividades no mês de fevereiro, em função de todo ataque ao direito dos trabalhadores e a entrega para as organizações sociais, e também no mês de fevereiro, vamos fazer mobilizações nas câmaras de vereadores e nas assembleias legislativas pela aprovação da lei que garante o reajuste do piso para 2016. E, em março, a pauta da greve é reajuste do piso, manutenção dos direitos e contra os ataques dos governadores às politicas educacionais".

MANUTENÇÃO DO PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO

O ministro da educação, Aloizio Mercadante, mesmo com pedidos de governadores e prefeitos pela suspensão de qualquer reajuste, sustentados pelo tema da crise econômica, garantiu a manutenção do reajuste do piso do magistério, firmado em reunião com a diretoria da CNTE.
Mantido o critério da Lei 11.738, como afirmou o ministro, o percentual em 2016 será de 11,36%. Além disso, os educadores lutam pela regulamentação do piso único e das diretrizes nacionais de carreira para todos – professores e funcionários de escola. Segundo a proposta de Roberto Leão é de que até Junho todos os trabalhadores em educação terão que ter plano de carreira.

NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO
Não tendo ainda cumprido com a promessa de campanha de dobrar o salário dos professores e criar um piso salarial no valor de R$4.000,00 para professores lotados em Escolas Técnicas e de Referência é somado ainda uma divergência entre o que foi firmado com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE).
Um dos pontos de reinvindicação da greve de 2015 era concurso público imediato para a categoria. O Governo do Estado publicou o edital de convocação para a realização do concurso, mas com graves problemas em seu edital. Quantitativo de três mil (3.000) vagas, quando o estado mantém dezessete mil e quinhentos (17.500) professores em regime de contrato ditos temporários. Problemas que ferem conquistas históricas da categoria como as vagas para professores de Matemática, Física e Química que, segundo o edital, podem ser preenchidas por profissionais não habilitados para a docência e ausência de vagas para as disciplinas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Língua Estrangeira e Arte.
Sobre o modelo de gestão democrática a ser implementado nas escolas públicas, então, nada é transparente. Em algumas unidades houve eleições diretas para gestão, em outras, manutenção da gestão através de indicação.
Contra os retrocessos da pátria educadora é preciso mobilizar.

Fontes para escrita da matéria:


Nenhum comentário:

Postar um comentário