sábado, 23 de abril de 2016

FLIS – SUPERANDO EXPECTATIVAS

 

O primeiro dia do IX FLIS – Festival Literário do Sertão com o tema “Ulysses Lins, o Trovador do Sertão: Exaltação à Poesia Sertaneja”, promovido pela Prefeitura de Sertânia, em homenagem ao primeiro sertaniense a ocupar uma cadeira na Academia Pernambucana de Letras superou as expectativas.
Durante a tarde desta sexta (23), no Auditório da Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac, foi lançado a Antologia Poética de Ulysses Lins, uma reedição de sua trilogia poética “E a Noite Vem…”, “Fogo e Cinza” e “Sol Poente”, clássicos da nossa literatura sertaneja.
Na ocasião, o Prefeito Guga Lins falou da importância política e literária de Ulysses Lins para Sertânia e Pernambuco e agradeceu aos convidados pela disposição de sair de suas cidades para vim compartilhar suas experiências na obra de Ulysses com os sertanienses:

“Ulysses Lins é uma referência de poesia e memória para Pernambuco e para o Brasil, quem quiser conhecer mais profundamente o sertão, o Moxotó, obrigatoriamente tem que ler Ulysses, e essa dimensão de sua obra se confirma aqui com as presenças da Profª Drª Luitgarde Barros e do Prof. Dr. Antônio Jorge Siqueira”.

Ainda usaram da palavra Marcos Cordeiro, prefaciador Antologia Poética de Ulysses Lins e Leonardo Lins (neto e organizador da Antologia Poética de Ulysses Lins).
Em seguida foi a vez da Mesa Redonda com o tema “Ulysses Lins: Exaltação à Poesia Sertaneja”, coordenada pelo Prof. Dr. Antônio Jorge Siqueira (Pesquisador do departamento de História da UFPE) e com as participações de Therezinha Lins (filha de Ulysses), de Profª Drª Luitgarde Barros (Pesquisadora do departamento de Antropologia da UFRJ) e do Prof. Sertaniense Josessandro Andrade, em uma verdadeira aula sobre o sertão de Ulysses Lins.
Na programação de hoje, haverá apresentação de violão, dança, sanfona e sarau poético com poetas de Sertânia e cidades vizinhas e Caravana Cultural na Fazenda Conceição (haverá ônibus saindo a partir das 15:00h da Praça de Eventos).

Fonte: Sertânia Vip







Nenhum comentário:

Postar um comentário