sexta-feira, 15 de abril de 2016

MST FAZ ATOS DE MOBILIZAÇÃO PELO BRASIL

Imagens: Natan Caetano

Hoje (15) o Movimento dos Sem Terra (MST) fez mobilizações pelo país. Em Petrolândia, às 9:30hrs, fecharam a BR-316 em frente ao acampamento Irmã Dorothy. O movimento visava mobilizar, por 21 minutos, em referência aos 21 sem-terra mortos em Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996, além de marcar posicionamento contra o golpe e a favor da democracia.
O Blog Gota D’Água conversou com o dirigente do movimento em Petrolândia, Francisco Terto.

DANIEL FILHO – Gostaríamos que você desse sua fala sobre esse movimento. Motivações, repercussão...
FRANCISCO TERTO – O movimento tem como referência o mês de Abril em referência ao massacre de Eldorado dos Carajás, está completando 20 anos de impunidade. Conjugando também com a luta em defesa da democracia em defesa da presidenta Dilma, em defesa do ex-presidente Lula. Convocar a nossa tropa para fazer ações com outros movimentos progressistas da sociedade em defesa da democracia. A eleição da presidenta Dilma foi legítima e estão tentando criar um terceiro turno. Em Pernambuco temos políticos da região que são golpistas: Kaio Maniçoba, Gonzaga Patriota, Fernando Filho e tantos outros que votaram a favor do impeachment. Pernambuco tem um histórico de lutas e não vamos nos furtar em um momento histórico para a sociedade brasileira. Não podemos admitir nenhum retrocesso como aconteceu na ditadura, no estado novo... Esse é o nosso sentimento. De luta e vigília para frear e barrar o golpe.

DF – Essas figuras citadas por você: Fernando Filho, Fernando Bezerra, como golpistas, têm cadeira cativa em Petrolândia. Sempre vêm aqui pra pedir votos. Qual a resposta que os movimentos sociais têm que dar a esses políticos que apoiam o impeachment?
FT – Vamos orientar a militância a tudo que é relacionado ao macro e ao local, pois ambas estão ligadas. Então acampados e assentados têm que ter como cartilha debaixo do braço: não votar em golpista. Golpistas não passarão.

DF – Quer enviar um recado aos deputados indecisos?
FT – Primeiro dizer que o projeto que estão tentando implantar em nosso país é um projeto extremamente conservador e tenho certeza que os deputados que estão indecisos não irão querer passar para a história como traidores da pátria. Traidores e golpistas não passarão. Não vai ter golpe!










  

Nenhum comentário:

Postar um comentário