segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

PETROLÂNDIA É O MUNICÍPIO PERNAMBUCANO COM MAIOR NÚMERO DE MICROCEFALIA NO ESTADO


A Fundação Terra promoveu o I Encontro da Rede de Atenção à Saúde da Criança com a Síndrome Congênita do Zika Vírus em Arcoverde, no Centro Especializado Mens Sana, na última sexta-feira (2). O encontro reuniu dezenas de profissionais da área de saúde que trabalham com crianças portadoras do Zika vírus para troca de experiências sobre a síndrome da microcefalia.
No período entre os anos de 2010 e 2014, apenas 781 casos de microcefalia foram registrados no Brasil. Já em 2015, quando os primeiros casos de Zika foram registrados no país, o número de casos de microcefalia registrado foi de 2.401, além de 29 óbitos ocorridos em 549 municípios brasileiros. Esses casos foram divulgados em um boletim epidemiológico no dia 15 de dezembro de 2015.
Atualmente a síndrome afeta crianças de 22 municípios pernambucanos e o município de Petrolândia, sertão de Pernambuco, é a cidade com maior número de portadores da síndrome.

O que é o Zika Vírus e qual sua relação com a microcefalia?

É um vírus do gênero Flavivirus, mas o termo também pode se referir à infecção causada pelo Zika, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, conhecido popularmente por Mosquito da Dengue, por ser o transmissor da doença com o mesmo nome, além da febre Chikungunya e microcefalia.
A microcefalia é uma condição em que a cabeça da pessoa apresenta um tamanho menor do que o tamanho médio da cabeça de crianças do mesmo sexo e faixa etária. Podendo ser diagnosticada ainda na gestação, essa condição se dá devido ao crescimento insuficiente do cérebro durante a gravidez, ou após o nascimento do bebê.

FONTES E MATÉRIAS RELACIONADAS:






Nenhum comentário:

Postar um comentário