domingo, 30 de setembro de 2018

ATO #ELENÃO NO BRASIL, NO MUNDO...EM PETROLÂNDIA

Ato em Paulo Afonso - BAHIA.
Imagem: Ana Eugênio Brito


Com uma articulação iniciada via redes sociais, mulheres de todo o país saíram às ruas ontem (29) na mobilização #EleNão, em referência ao candidato de extrema-direita à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL).

Sarau anti-fascista. Petrolândia - PE Imagem: George Novaes

O Manifesto das Mulheres Unidas contra Bolsonaro definiu, como as principais razões para as manifestações, o fato dele ter apoiado a reforma trabalhista, defender um modelo de segurança falido que causa o extermínio das juventudes negras, o preconceito contra LGBTs, suas declarações misóginas e o temor com a volta da ditadura militar.
Os atos foram organizados em mais de 260 cidades brasileiras levando mais de um milhão de pessoas a participarem, principalmente nas capitais. Os cartazes, lambes, pirulitos e faixas, presentes nas centenas de manifestações, expressaram o repúdio ao “coiso", como ficou conhecido o candidato do PSL. E também trouxeram pautas propositivas, como: a defesa da saúde pública e o combate à violência contra as mulheres, ao racismo e à lgbtfobia. Além da defesa dos direitos trabalhistas.
Dezenas de atos da campanha também foram realizados em vários países da América, África, Europa e Oceania. Na Europa os atos ocorreram na Alemanha (Berlim), na Holanda (Amsterdã e Haia), na Irlanda (Dublin), na Suécia (Malmö), na Itália (Milão), na França (Paris e Lyon), na Espanha (Santiago de Compostela e Barcelona), em Portugal (Cidade do Porto, Coimbra e Lisboa), na Noruega (Oslo) e na Dinamarca (Aahrus).

EM PETROLÂNDIA O AMOR ENFRENTOU (E AINDA ENFRENTA) O ÓDIO

Em Petrolândia, sertão de Pernambuco a aproximadamente 500 quilômetros do Recife, uma comissão de lideranças feministas, de diversos segmentos sociais, organizou o ato chamado “Sarau Democrático” onde, através de música e poesia, denunciaram o fascismo e os riscos que tal candidatura trazem à democracia:

Imagem: Comissão organizadora

“Primeiramente #elenao. Segundandamente, OBRIGADA! Quando falo em minhas aulas sobre movimentos revolucionários, os que mudaram os rumos de uma nação, de uma civilização, sempre me coloquei no lugar das mulheres daquelas épocas e sabia que eu agiria da mesma forma, usando as armas que eu tivesse acesso ou habilidade de manuseio. Nunca pensei que hoje estaria sendo uma das tantas pessoas que protagonizam uma luta e usando minha maior arma: o conhecimento.  Por isso que eu agradeço. Agradeço a vocês pela confiança,  pela inclusão nesse grupo e por me deixar fazer parte de uma luta que não termina aqui, ela tá só começando.  Eu nem abri as imagens dos comentários escrotos. Isso é sinal que incomodados, porque o deles ficou invisível.  Como falei ontem, é mais uma forma de silenciamento e vamos responder com nossas imagens,  nas redes sociais, nos blogs,  nos espaços que permitirem. Só!  A luta continua,  companheiras!” declarou a professora Jussara Araújo, palestrante e comissão organizadora do ato.

Imagem: comissão organizadora

“A luta feministas e das causas sociais são diárias e a culminância no ato de ontem foi apenas o início de uma mobilização maior para que a gente unifique nossas causas, ideais e direitos (...) É contínuo e deve permanecer a luta feministas para enfrentar o machismo vindo dos homens, mas também vindo de algumas mulheres que ainda não despertaram para a importância que é defender esses ideais.” Declarou Niedja Maria Batista, comissão organizadora do ato.

“Foi um movimento sério em favor da democracia e contra o fascismo”, declara o professor Cássio Reimax, participante do evento.
  
Mais de cem pessoas participaram do ato despertando a ira dos apoiadores de Bolsonaro na cidade. Um tentou tumultuar gritando: “Bolsonaro 2018”, sendo expulso aos gritos de “ELE NÃO!”.

Paulo Afonso.
Imagem: Ana Eugênio Brito

Alguns outros infiltrados no evento faziam fotos e vídeos para debochar em seus grupos, além de tecerem ameaças e ofensas ao blogueiro que vos escreve (Daniel Filho) e especificamente ao Blog Gota D’Água com declarações depreciativas.
“A cara do safado no vídeo, professor de merda (...) um tapa bem na cara pra ver se vira homem...”, foi o nível dos comentários. O autor teve seu número divulgado. Tentamos entrar em contato, mas, aparentemente, o número foi desativado, no entanto já há investigações e, em breve, os dados pessoais do autor serão identificados e a incitação ao ódio culminará em um processo.
“Nosso trabalho é pequeno, mas já está incomodando!”, afirma Jussara.

"Uma manhã, eu acordei, e ecoava 'ele não', 'ele não, não, não'; uma manhã, eu acordei e lutei contra o opressor,
Somos mulheres, a resistência, de um Brasil sem fascismo e sem horror; vamos à luta para derrotar o ódio e pregar o amor; vamos a luta para derrotar o ódio e pregar o amor"

Versão para os atos de “Bela Ciao” considerada na Itália o hino dos partisans, guerrilheiros que lideraram a resistência contra o fascismo e a ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

MATÉRIA RELACIONADA

Serviu como fonte de pesquisa sobre atos pelo Brasil e mundo o Brasil de Fato:

Principais capitais.
Imagem: Brasil de Fato


Paulo Afonso.Imagem: Ana Eugênio Brito


Paulo Afonso.Imagem: Ana Eugênio Brito




Nenhum comentário:

Postar um comentário