segunda-feira, 15 de outubro de 2018

NO DIA DO PROFESSOR QUAIS SÃO AS PROPOSTAS PARA EDUCAÇÃO?

Imagem: Brasil de Fato



Dia 15 de Outubro é dia do professor. Em tempos de eleição vamos conferir o que cada um dos presidenciáveis apresenta de propostas para a educação?

FERNANDO HADDAD

Imagem: Rede Brasil Atual

O candidato à presidência pelo Partido dos Trabalhadores (PT 13) construiu propostas voltadas para formação, valorização e desenvolvimento:

PISO SALARIAL NACIONAL

Além de salário decente e do cumprimento do piso nacional, o plano contempla ainda que a remuneração seja suficiente para que o professor passe mais tempo na escola, sem que precise lecionar em várias unidades ou se dedicar a outras atividades para complementar a renda.

FORMAÇÃO PERMANENTE

Promete reforçar e renovar a Universidade Aberta do Brasil (UAB) retomando o projeto Universidade em Rede dos Professores.
Isso significa que os professores da rede pública vão ter acesso direto às vagas que não foram preenchidas nas universidade e nos institutos federais.

O plano projeta ainda formação permanente para os gestores e os servidores escolares.

 FORMAÇÃO VOLTADA PARA A ALFABETIZAÇÃO

Para que toda criança seja alfabetizada até os 8 anos ou até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, o candidato promete investir no professor responsável por essa fase da escolarização.
Para isso vai fortalecer o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), para que os estudantes de pedagogia e licenciatura tenham experiência docente nas escolas públicas, principalmente em alfabetização.

PROVA NACIONAL PARA INGRESSO NA CARREIRA DOCENTE

Essa será uma forma de ajudar os estados e municípios na realização de concursos públicos para professores. A prova vai ser anual, de forma descentralizada, e o estado ou município participa se quiser.
O objetivo visa fazer uma prova mais conectada com a realidade da sala de aula, diferentemente do que acontece hoje nos concursos.

EDUCAÇÃO NO CAMPO, INDÍGENA E QUILOMBOLA

Promete retomar os investimentos na educação do campo, indígena e quilombola, desenvolvendo políticas voltadas à formação de professores, construção e reforma de escolas, transporte e alimentação escolar.
PAZ E DEFESA DA VIDA NAS ESCOLAS

O Programa Paz e Defesa da Vida nas Escolas, visará a implementação de políticas voltadas à superação da violência e para a promoção de uma cultura de convivência pacífica nas escolas.
Como contraponto ao Escola Sem Partido, o programa propõe a Escola com Ciência e Cultura, transformando as unidades educacionais em espaços de paz, reflexão, investigação científica e criação cultural. As ações de educação para as relações étnico-raciais e as políticas afirmativas e de valorização da
diversidade serão fortalecidas; serão massificadas políticas de educação e cultura em Direitos Humanos, a partir de uma perspectiva não-sexista, não-racista e não-LGBTIfóbica.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Promete dar novo tratamento à Educação de Jovens e Adultos – EJA, retomando a centralidade das ações de redução do analfabetismo, ampliando vagas e retomando as políticas de assistência estudantil que possibilitam a conclusão dos estudos, a partir do ProJovem e do MOVA-Brasil como referências.

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Consolidar a política de educação especial na perspectiva inclusiva em todas as etapas e modalidades de ensino.

TEMPO INTEGRAL

Investirá na ampliação da oferta de educação de tempo integral, sobretudo nas regiões mais vulneráveis.

NÍVEL MÉDIO

Mesmo sendo de competência dos estados o programa do presidenciável propõe dar atenção especial ao ensino médio revogando a reforma do ensino médio, reformulação curricular tendo por base a Base Nacional Comum Curricular.
Aproximação do Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC e SENAR) à juventude. Participação da União na oferta do Ensino Médio, com a criação do Programa Ensino Médio Federal.

NÍVEL SUPERIOR

Investir no ensino superior e ampliar os investimentos em ciência, tecnologia e inovação. Universidades e Institutos Federais deverão ser fortalecidos, interiorizados e expandidos com qualidade e financiamento permanente. Serão recompostos os orçamentos das universidades e institutos federais, e o Programa Nacional de Assistência Estudantil ser fortalecido.

BOLSA PERMANÊNCIA
Propõe criar o programa de Bolsa permanência para os jovens em situação de pobreza a combater evasão e melhorar o rendimento escolar.

JAIR MESSIAS BOLSONARO

Imagem: Fábio Motta.
Estadão

O presidenciável do Partido Social Liberal (PSL 17) conta em seu plano de governo para educação:
Eficiência, gestão e respeito com a vida das pessoas. Dar um salto de qualidade na educação com ênfase na infantil, básica e técnica, sem doutrinar.
O plano afirma ainda que conteúdo e método de ensino precisam ser mudados (mas não diz como). Mais matemática, ciências e português, SEM DOUTRINAÇÃO E SEXUALIZAÇÃO PRECOCE. Coloca como a prioridade inicial a educação básica e o ensino médio/técnico.
Promete expurgar o método Paulo Freire, alterar a BNCC, mais investimentos na modalidade EAD (Educação à Distância), em especial para as áreas rurais.

INTEGRAÇÃO DAS TRÊS ESFERAS

O plano promete uma estratégia de diálogo entre município, estado e União para melhorar os diagnósticos, e, a partir dos resultados, melhorar o desempenho dos estudantes e formação dos professores.

EMPREENDEDORISMO

O plano crê que as universidades, em todos os seus cursos, deverá promover a disciplina “Empreendedorismo” para que o jovem saia do curso com poder de transformar seu conhecimento em negócio.

Os dois planos de governo podem ser acessados nos links disponibilizados abaixo:

Fernando Haddad (13):

Jair Messias Bolsonaro (17):


Nenhum comentário:

Postar um comentário