quarta-feira, 20 de março de 2019

ÁGUA MAIS CARA PARA POBRES DO QUE PARA RICOS

Imagem: Carta Capital



A ONU divulgou seu relatório mundial sobre o desenvolvimento dos recursos hídricos e trouxe dados alarmantes: mais de 2 bilhões de pessoas não têm acesso a uma fonte adequada de água potável e um número ainda maior, 4,3 bilhões, não têm saneamento básico.
“Melhorar a gestão dos recursos hídricos e fornecer a todos o acesso a água potável e saneamento seguros e acessíveis financeiramente são ações essenciais para erradicar a pobreza, construir sociedades pacíficas e prósperas e garantir que ‘ninguém seja deixado para trás’ no caminho rumo ao desenvolvimento sustentável”, afirma o texto divulgado pela Unesco e intitulado “Não deixar ninguém para trás”.
O título do relatório se refere a um aspecto chave do levantamento: a desigualdade do acesso. Pessoas que são pobres ou sofrem discriminação social têm maior probabilidade de ter acesso limitado à água e saneamento adequados, observou o relatório.
Quase metade da população que consome água potável de fontes desprotegidas no mundo vive na África Subsaariana, onde apenas 24% dos habitantes têm acesso a água potável segura.
O relatório alerta ainda que um futuro de crescente escassez é previsível, o que trará efeitos negativos para a economia global. Até o ano 2050, 45% do Produto Interno Bruto (PIB) global e 40% da produção mundial de grãos serão ameaçados por danos ambientais e falta de recursos hídricos.
Hoje mais da metade da população mundial não tem acesso à água limpa e saneamento.
Mesmo na Europa e nos Estados Unidos, 57 milhões de pessoas não têm encanamento em casa e 36 milhões não têm saneamento básico, afirmou a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, na apresentação do estudo.

Fonte: Carta Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário