terça-feira, 2 de abril de 2019

PROPOSTA DO GOVERNO FEDERAL PROPÕE FIM DO REAJUSTE SALARIAL COMO É HOJE

Imagem: Reprodução


A fórmula atual de cálculo do reajuste, implantada em 2004, depois da entrada em vigor da Política de Valorização do Salário Mínimo proposta pela CUT e aprovada pelo Congresso Nacional, leva em conta o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes mais a inflação do ano anterior, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Segundo o Dieese, se não houvesse essa política, o valor do salário mínimo hoje seria de apenas R$ 573,00 e não de R$ 998,00, como é hoje.
Jair Bolsonaro (PSL), através de sua equipe econômica, enviará, até o dia 15 de abril ao Congresso Nacional, o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020, sem a previsão de reajuste real. Pela proposta da equipe econômica, comandada pelo ministro da Economia, o banqueiro Paulo Guedes, o piso salarial deve ser corrigido apenas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
O governo alega que a revisão real do mínimo pressiona a inflação, contribui para o baixo nível de produtividade da economia e afeta as contas públicas porque são usados para revisar o valor mínimo de aposentadorias e outros benefícios assistenciais e trabalhistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário