sexta-feira, 18 de outubro de 2019

DO MIL AO MILHÃO $ de mentiras que te contaram sobre ficar rico

Imagem: reprodução


Artigo de opinião por Daniel Filho

“O dinheiro é o resultado do que você se torna”, “Nunca desista dos seus sonhos: Você pode, você é capaz”, “Saia da zona de conforto...Reprograme seu cérebro (MINDSET)”, “As pessoas vão te desencorajar, por isso não conte pra ninguém os seus planos”, “As mesmas que te criticam hoje, irão te aplaudir no sucesso”, “Corra riscos”...
“Do mil ao milhão” de mentiras que poucos ganharam ludibriando milhares. Gradativamente parte significativa da sociedade foi sendo convencida que direitos trabalhistas, previdenciários e estabilidade profissional eram “zonas de conforto” que “te impediam de crescer”. Abrir mão da profissão, emprego ou mesmo ser surpreendido por uma demissão ganharam adornos positivos “A crise é a oportunidade de se destacar para o sucesso”.
Mas que melhor “pesquisa de mercado” do que analisar realisticamente o meio em que se está inserido, ou seja, um país em grave recessão e desemprego. 
Nesse cenário de que forma, então, “uma ideia brilhante” de consumo e ou serviço pode se sobressair às demais a ponto de tornar qualquer um milionário?

UBER e “UBERIZAÇÃO”
   
O aplicativo de transporte particular mais usado no mundo também está entre os “vendedores de ilusão”. A marca virou verbo: “uberizar” que ilustra o tipo de trabalho que ela gera: mão de obra barata que passa a crer ser “empreendedor”. “Livre dos patrões e dos horários fixos em contato direto com o cliente”, pois “você faz o seu horário” e “quanto mais você trabalhar, mais ganhos tem”, basta ter “seu plano de metas diário”.
Infelizmente não entram na conta desse “empreendimento” e “autonomia” a depreciação do veículo, respaldo financeiro em sua ausência por motivos de saúde ou de qualquer outra natureza. Não trabalhar, independente do motivo, significa não garantir o mínimo para sua subsistência diária e “não ter patrão” significa estar sem assistência alguma justamente no momento que você mais precisar.

QUEM GANHA E QUEM PERDE?

Imagem: V.T

Nessa fábrica de ilusões ganham os poucos milionários e raros bilionários que ficam com uma massa inteira de mão de obra barata (quando não escrava) a seu dispor; além dos vendedores dessa ilusão (líderes religiosos, “coaches”, “digital influencers”).
Perdem: pobres, assalariados, classe média.

MANIPULAÇÃO

A ilusão vende a ideia de que qualquer um pode ser milionário: “Você pode, Basta querer!”.
O “produto” vendido é o convencimento que, ao seguir uma lista de dicas de investimentos, metas individuais, sacrifício pessoal, fé, força, foco... é possível chegar ao paraíso capitalista por seus méritos (meritocracia).
As dificuldades cotidianas, como as contas, impostos e necessidades básicas do indivíduo ou família, não são consideradas, então, se a pessoa não conseguir chegar ao “sucesso”, “ela não se esforçou o suficiente”. É a fórmula de enganação (quase) perfeita e perversa.
A possibilidade remota de SER RICO, a uma parte da sociedade, soa mais interessante que a garantia de bem estar social com pleno emprego, direitos trabalhistas e previdenciários.
Resta saber até que fase da vida cada um levará para perceber o quanto desperdiçou acreditando nas mentiras contadas e em que fase da barbárie social chegaremos para a alcançar a conscientização de todas trabalhadoras e trabalhadores de que os RICOS (1% da população) nunca se “esforçaram” mais do que ninguém do grupo dos MAIS POBRES (99% da população).
Você pode (ter de volta seus direitos e estabilidade resguardados), basta querer (lutar por igualdade social em vez de privilégios que não virão).






Nenhum comentário:

Postar um comentário