quarta-feira, 23 de outubro de 2019

PETROLÂNDIA COMETE CRIME AMBIENTAL CONSTANTEMENTE

Imagens: enviadas por leitor



Recebemos mais denúncias de podas drásticas, desta vez em uma escola municipal que passa a sofrer ainda mais com esse período de calor. As imagens enviadas mostram o crime.
“Todas as pequenas árvores que ficam ao lado das salas foram podadas e não ficou uma folha sequer. Quem cortou disse que não tinha outro jeito de fazer, que tinha que cortar tudo... Absurdo. As crianças vão sofrer ainda mais. Precisaremos fechar as janelas por causa do sol e aí o calor fica insuportável” declarou professora que prefere não se identificar.
“As mães estão preocupadas, uma afirmou que o filho chegou a desmaiar por conta do calor(...) uma poda dessa é criminosa e desumana.” Destacou ainda.
Em todos os espaços públicos do município as podas são feitas dessa forma, frente à secretaria de saúde é apenas mais um exemplo. O município, localizado no sertão, está em uma época de intenso calor e esse tipo de ação deve ser denunciada pelos moradores.

CRIME AMBIENTAL

A poda drástica é crime ambiental conforme Lei Federal 9.605/98. Art. 49. Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia:
Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

O QUE É PODA DRÁSTICA?
É aquela que apresenta uma das seguintes características:
- Remoção total da copa, permanecendo acima do tronco os ramos principais com menos de 1,0 metro de comprimento nas árvores adultas;
- Remoção total de um ou mais ramos principais, resultando no desequilíbrio irreversível da árvore;
- Remoção total da copa de árvores jovens e adultas, resultando apenas o tronco.
As podas drásticas só poderão acontecer em situações emergenciais ou quando precedida de autorização do Departamento de Meio Ambiente.

Para saber mais sobre a maneira correta, acesse no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário