sábado, 9 de novembro de 2019

LIBERDADE DE LULA DÁ ARES DE LIBERDADE AO PAÍS artigo de opinião por Daniel Filho

Imagem: José Eduardo Bernardes/

Brasil de Fato



Para além da polarização, e se esse for sempre o tom a “justificar” mais fraturas à democracia e suas instituições seremos conduzidos cada vez mais rápido para o abismo, a decisão tardia do Supremo Tribunal Federal (STF) de, respeitando a Constituição, vetar execução de pena após condenação em segunda instância revigora a esperança de que há ainda o que se resgatar.
Desde o golpe orquestrado por parlamentares com apoio de parte da mídia e judiciário, a destituir, a presidenta Dilma Rousseff, nossa jovem democracia brasileira seguiu para caminhos obscuros.
Condenação e prisão sem provas, seguido do impedimento de participar das eleições, Lula foi preso e passou 580 dias encarcerado. A prisão política, reconhecida assim mundialmente, foi pintada com as cores do ódio e desmonte social.
Destruição de direitos trabalhistas, da previdência, entrega aberta de nossas riquezas e soberania, tragédias ambientais e absolutamente nenhuma melhora na vida do povo brasileiro (só piora) escancaravam que tanto o impeachment como a prisão faziam parte de um plano que, posto para disputa nas urnas, jamais passaria pela aprovação popular.
Ainda assim o povo parecia atordoado. Não reagia. Até ontem (8 de Novembro), o histórico dia em que Lula voltou aos braços do seu povo.
Ainda é cedo para prever os próximos passos do neoliberalismo e fascismo, cedo para saber o quanto significa de retorno à Constituição e funcionamento pleno da democracia, ainda cedo para saber se a esperança vencerá o medo mais uma vez.
A única coisa que é possível analisar em tão pouco tempo é que o amor e a alegria sufocaram o ódio e as fake news e não poderia haver melhor primeiro passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário