terça-feira, 21 de julho de 2020

PROGRAMA SOBRE ANCESTRALIDADE NEGRA E INDÍGENA ESTREIA EM RECIFE



No dia 18 de julho, estreou um novo programa em suas ondas de rádio. Em sintonia com a ancestralidade africana e indígena, o Aldeias e Quilombos será exibido semanalmente aos sábados, às 15 horas, pela Frei Caneca FM 101,5 (www.freicanecafm.org). Para o programa de estreia foi pautado os desafios da Pandemia do Covid-19 para os povos indígenas e quilombolas.
Desenvolvido a partir da Grande Recife, o Aldeias e Quilombos tem na sua produção os jornalistas Bruno Vieira e Manuela Lira.
O objetivo central do programa é contribuir para a promoção da visibilidade das populações indígenas e quilombolas de Pernambuco e do Brasil, por meio de um programa radiofônico integrativo, participativo e de alcance popular. É proposta também estimular o debate sobre as populações negras, quilombolas e indígenas no que tange à promoção de políticas públicas a esses povos.
O programa é um dos selecionados no Edital de Apoio à Ocupação da Grade de Programação da Frei Caneca FM 2019-2020.
Trata-se de um projeto cuja importância se funda na promoção, defesa e divulgação dos Direitos Humanos sob uma perspectiva que esteja conectada e interseccionada com elementos sociais de raça, classe e gênero. Aldeias e Quilombos vem discutir as questões quilombola, negra e indígena a partir do olhar de tais sujeitos, trazendo-os para a cena pública de forma a realizar um diálogo direto com as populações, incluindo-as como co-produtoras dos programas. As contribuições são sempre bem-vindas e podem ser feitas pelo e-mail aldeiasequilombos@gmail.com.
O programa será exibido aos sábados às três da tarde na Frei Caneca FM, emissora pública criada em 1960, mas que só começou as transmissões em junho de 2016. Ligada à Fundação de Cultura Cidade do Recife, a emissora pretende cumprir um papel didático sobre a comunicação pública, buscando formar um entendimento sobre conteúdos de interesse público, que ampliem a capacidade analítica dos indivíduos.

Serviço

Pelo rádio em Recife no 101,5 FM ou pelo mundo acessando www.freicanecafm.org

Contatos para entrevista:

Manuela Lira - coordenadora e proponente do projeto.  manuelaflira@gmail.com

Bruno Vieira - produtor executivo e editor. brunovieira.comunica@gmail.com
 

Aldeias e Quilombos
Rádio Frei Caneca FM 101,5 - Recife / PE
Produção: Bruno Vieira 
Coordenação: Manuela Lira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário