terça-feira, 21 de julho de 2020

APROVADO EM PRIMEIRO TURNO O FUNDEB PERMANENTE


 
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (21) a permanência do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) amplia a complementação da União de 10% para 23%, gradualmente por seis anos, além de mudar a forma de distribuição de recursos aos estados e Distrito Federal.
Conforme o relatório, de autoria da deputada Professora Dorinha Rezende (DEM-TO), os 10% atuais seguem sob o mesmo formato de distribuição, com base no número de estudantes matriculados na educação básica.
Dos recursos extras aprovados, 2,5% vão para municípios que apresentem bons resultados educacionais. Os outros 10,5% serão distribuídos conforme o gasto municipal, o que beneficia cidades pobres em estados ricos. O texto prevê que 5% sejam, obrigatoriamente, destinados à educação infantil.
O projeto também estabelece que, no mínimo, 70% dos recursos recebidos sejam usados com salários de professores. É o contrário da linha que adotava o governo, de estabelecer um teto de 85% para os vencimentos dos profissionais.
Caso vire lei, o novo fundo entra em vigor em janeiro de 2021, começando com 12% de complementação. Para que isso aconteça, é preciso que o Senado também aprove a PEC. Se houver alterações, o texto volta para a Câmara.


COMO VOTARAM OS DEPUTADOS PERNAMBUCANOS

A mobilização de dezenas de professoras, professores, estudantes e população surtiu efeito. Com a divulgação dos e-mails dos parlamentares, dezenas de mensagens pedindo pela aprovação do relatório foram enviados. Somente o Pastor Eurico, do Patriota, não votou. Todos os demais votaram SIM.

Fonte: Brasil de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário