quarta-feira, 19 de agosto de 2020

PROJETO LERO CULTURAL, INTERCÂMBIO ENTRE PAULO AFONSO E PETROLÂNDIA, ENTRA EM SUA RETA FINAL

Imagens: Divulgação


Lero Cultural é um projeto de intervenção cultural que reúne juventudes de Petrolândia (Pernambuco) e Paulo Afonso (Bahia) para, através de lives, discutir políticas públicas para a cultura apresentando nomes novos e consagrados, em suas variadas expressões artísticas, nesses espaços virtuais.

Numa parceria entre a ONG Repensar, JPT, Sindicato Rural, Blog e canal Gota D’água o objetivo é, pós-pandemia, propor e realizar ações diretas em comunidades das duas cidades através de oficinas, cursos, produção e, enquanto durar a pandemia, criar vínculo com esses agentes através das lives moderadas por Daiane Bráz, Léo Lins e Marivaldo.

A primeira fase chega à sua reta final e, na penúltima live, que será moderada pelo petrolandense Léo Lins, os convidados baianos serão Igor Gnomo e Lorena Lima.

O Blog Gota D’Água conversou com o renomado e premiado Igor Gnomo:

 

IGOR GNOMO POR IGOR GNOMO

 

Nasci em Paulo Afonso, em 1991, aos 8 anos ganhei meu primeiro instrumento influenciado pelo meu pai e aos 13 anos já tocava nos trios elétricos da cidade com artistas locais. Em 2011 ingressei na UFS no curso de licenciatura em música, ao mesmo tempo em que também acompanhava artistas de Sergipe, Pernambuco e Bahia. 

No mesmo ano lancei o meu primeiro trabalho autoral instrumental (NorDestino) que foi destaque na mídia especializada do país e abrindo caminhos como artista independente na música instrumental. Em 2014 veio o segundo trabalho (Alquimia Trilhos Poesia) seguindo posteriormente com lançamentos de singles, trilha sonora em documentários, turnê pela Argentina e o documentário da mesma. O trabalho passou por vários festivais como Rio Montreux, Shell Open Air, Fimus Jazz, Macuca Jazz, Feira Noise, Garanhuns Jazz Festival, FIG, Festival 5 minutos, Prêmio Caymmi entre outros. Durante esta trajetória já recebemos no palco artistas como Derico, Gabriel Pensador, Armandinho, Luiz Carlini, Sandy Alê e Jessica Daltsan (Itália). 

Como empreendedor musical fundei em 2014 o Cemig Music em minha cidade natal com intuito de oferecer educação musical e economia criativa em um ambiente que proporciona vivência artística seguindo ativo até este atual momento. Em busca de uma diversidade cultural ampla e abrangente a música instrumental fundei em 2016 o Bond Jazz Festival, primeiro festival de Jazz da região que no ano seguinte batizamos de Paulo Afonso Jazz Festival, hoje no calendário artístico da cidade e já recebemos vários artistas da cena nacional. Em 2019 cheguei até a final do prêmio Profissionais da Música com o quarto lugar de um ranking nacional representando a cidade e o estado no cenário da música instrumental.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DE INVESTIMENTOS PÚBLICOS PARA PRODUÇÃO CULTURAL NOS MUNICÍPIOS, EM ESPECIAL PARA O PÚBLICO JOVEM?

 

Seguimentos de apoio à produção cultural são de suma importância para o desenvolvimento de projetos e potencialização de artistas nativos, seja no âmbito educacional ou criativo. Fator decisivo nas escolhas da juventude é a vivência artística que quando aliada de maneira correta apresentando aos jovens possibilidades de uma vida regada a arte pode ser fator decisivo na vida. A exemplo da sensação de assistir uma peça teatral, ou experiências sensoriais com a música, infelizmente ainda distante da realidade de muitos municípios.

 

PANDEMIA E SITUAÇÃO DOS ARTISTAS

 

O primeiro contato com o mundo pandêmico foi assustador e indecifrável nos primeiros passos, seguido de tomadas de decisões difíceis como pausar ou cancelar atividades que já estavam em nossa rotina ao longo de 6 anos. Contudo, a necessidade de manutenção na rotina também das pessoas é algo muito desejado e a arte opera a favor da saúde mental, e acredito que seja algo essencial a todo momento. Temos uma cadeia produtiva com colaboradores que dependem das nossas ações, aguardamos sensatez e agilidade se tratando do uso da Lei Aldir Blanc já que não houve nenhum apoio municipal aos artistas e empreendedores culturais durante este período. Poucas empresas resistem a 6 meses de serviços inativos, e acredito que deveria ser uma prioridade de acordo com peso na importância cultural do Município.


Igor Gnomo estará na live da conta da @repensar no próximo dia 25 às 19h00min. Não percam.





Um comentário: