sexta-feira, 14 de maio de 2021

PROJETO PIONEIRO DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS SERÁ INAUGURADO EM PETROLÂNDIA

 

Imagens enviadas por 
George Novaes


O Município de Petrolândia-PE receberá amanhã (15) um projeto pioneiro para produção de alimentos agroecológicos.
Será implantado na Agrovila-01 Bloco-01 às margens da BR-110 o PROJETO INTEGRADO DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS AGROECOLÓGICOS junto a AMPHO – Associação das Mulheres Produtoras de Hortas, coordenado pelo professor George Novaes, presidente do COMDEMA – Conselho Municipal de Meio Ambiente de Petrolândia.
O Projeto visa produzir alimentos agroecológicos, garantindo segurança alimentar às famílias beneficiárias e comunidade local. 
Preocupados com o uso consciente dos recursos naturais a implantação de projetos que realizem o reaproveitamento sustentável das águas e demais elementos que contribuam para a convivência no semiárido é apresentado como saída para os agricultores familiares de nossa região. 
Nesse contexto, a ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES PRODUTORAS DE HORTAS ORGÂNICAS, em parceria com o COMDEMA, PRORURAL, STR, ÁGUA E TERRA, CHESF e a Associação PROVIDA e EMBRAPA Semiárido, propõe o Projeto Sisteminha Embrapa UFU FAPEMIG (ECOSIP) contribuindo com a experiência de assistência técnica e extensão rural, segundo os princípios do desenvolvimento sustentável de assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água rica em diversos nutrientes para a produção de alimentos básicos, com padrões de qualidade adequados aos respectivos usos. 
O projeto tem como princípio associar-se ao “Plano Integrado de Desenvolvimento Local de Combate à Pobreza”, considerando, além das garantias ambientais, as condições socioeconômicas e ecológicas das famílias beneficiárias. A instalação de projetos como o sisteminha será referência para a gestão dos mananciais em categorias similares no semiárido brasileiro, considerando que a área onde se pretende implementar o presente projeto se localiza próximo ao rio São Francisco, no município de Petrolândia, sertão pernambucano. É uma área de extrema necessidade de aplicação de ações sustentáveis para a revitalização do rio, sendo o reuso de água e o reaproveitamento dos resíduos gerados no SISTEMA INTEGRADO DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS AGROECOLÓGICOS as principais atividades que contribuem para evitar a contaminação do rio, caso esses resíduos sejam descartados diretamente nele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário