sábado, 15 de maio de 2021

MARCO HISTÓRICO EM PETROLÂNDIA: INÍCIO DE PROJETO AGROECOLÓGICO PIONEIRO NO SERTÃO DE ITAPARICA

 

Imagens: Daniel Filho

O Blog Gota D´Água acompanhou hoje o início de um projeto que irá gerar renda e sustentabilidade a, inicialmente, dez famílias em Petrolândia, sertão de Pernambuco, na Agrovila-01 Bloco-01 às margens da BR-110. Trata-se do Projeto Integrado de Produção de Alimentos Agroecológico, ou “Sisteminha Embrapa”, como é popularmente conhecido onde já foi implantado (links relacionados ao final dessa matéria).

A captação do recurso se deu através da empresa Água e Terra, terceirizada da CHESF que presta serviço socioambiental, e irá beneficiar a AMPHO – Associação das Mulheres Produtoras de Hortas. O COMDEMA – Conselho Municipal de Meio Ambiente de Petrolândia, presidido por George Novaes; com parceria do Prorural, representado por Niedja Batista; Provida, representado por Cláudia Leal contribuíram para a elaboração do projeto que visa produzir alimentos agroecológicos, garantindo segurança alimentar às famílias beneficiárias e comunidade local.

O princípio do projeto aconteceu hoje pela manhã na igreja local com apresentação de como funciona o sistema, visita ao espaço que virá a ser o sistema e assinatura do contrato e marca um momento histórico para o Sertão de Itaparica:

Esse sistema já existe em vários lugares, mas será o primeiro do sertão de Itaparica. Vocês têm uma responsabilidade imensa, pois serão pioneiras. A partir de hoje podem dizer que vocês têm um novo emprego onde irão trabalhar para si mesmas. Vocês passam a conquistar sua independência financeira com a garantia da segurança alimentar.” Destacou Cláudia.

Vocês passam a ter a partir de hoje um modelo de agricultura sustentável, pois nada irá se perder. Mesmo os resíduos gerados serão beneficiados dentro da própria produção, sendo um modelo de respeito ao meio ambiente que, com certeza, atrairá a atenção, inclusive, do turismo agroecológico… Pessoas que irão vir para consumir um alimento de origem orgânica, livre de venenos, mas que também irão, em grupos, fazer visita e pesquisa para conhecer o espaço e funcionamento do sistema de vocês.” Declarou Niedja.

Por anos nossas agrovilas foram ensinadas a fazer um modelo de agricultura nocivo ao nosso meio ambiente e que não dava garantia alguma de renda e ou segurança alimentar. A partir daqui vocês serão referência de que um novo modelo é possível. Vocês terão independência financeira, independência política e, não tenham dúvidas, esse sistema entrará no roteiro turístico de nossa cidade.” Complementou George.

O projeto garantirá produção de alimentos de origem vegetal (verduras e legumes) e animal (tilápia, galinha poedeira e de corte) tudo de forma orgânica e sustentável.

Assinatura do contrato

Nosso grupo existe há quase dez anos, desde a fundação desse grupo muitas pessoas entraram e saíram, mas eu sempre permaneci por acreditar e a vinda desse projeto fortalece essa crença e desejo. Só temos a agradecer a vocês que tornaram possível.” falou Nina, sócia-fundadora da associação.

O projeto tem como princípio associar-se ao “Plano Integrado de Desenvolvimento Local de Combate à Pobreza”, assim como ação sustentável para a revitalização do rio, sendo o reuso de água e o reaproveitamento dos resíduos gerados agentes que contribuem para evitar a contaminação do rio.

Esse projeto recebeu destaque nas notícias da revista "Missionari Nel Mundo", na Bedonia da Itália e também ganhou reportagem especial no Globo Rural.

O Blog e Canal acompanharão de perto o desenvolvimento de mais uma célula, dessa vez, a beneficiar famílias de Petrolândia.


MATÉRIA RELACIONADA


Em Inajá o projeto já existe:

https://www.bloggotadagua.com.br/2020/08/sisteminha-embrapa-em-inajahistoria-de.html


https://www.bloggotadagua.com.br/2020/08/projeto-sisteminha-continua-melhorar.html


https://www.bloggotadagua.com.br/2020/02/cisterninha-projeto-de-agricultura.html


Globo Rural

https://www.youtube.com/watch?v=J5PsoIc_XPc&feature=youtu.be&fbclid=IwAR2xdfBI5ClLwLYRqiqsO1ld0enD1INPinDuMbDkqjsLiP2P61I_7S952dQ


Nenhum comentário:

Postar um comentário