segunda-feira, 24 de maio de 2021

VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA EM PETROLÂNDIA

 

Imagem: reprodução



Violência obstétrica pode ser física e/ou psicológica e atinge boa parte das mulheres e bebês em todo o país. Muitas dessas vítimas acabam ficando com sequelas algumas nem ao menos sobrevivem. Acontece no momento da gestação, parto, nascimento e/ou pós-parto, inclusive no atendimento ao abortamento. Sobre erro médico há três possibilidades: imprudência, imperícia e negligência. A imprudência trata da ação sem cautela, sem se preocupar com as consequências de seu ato. Nesse caso, o profissional tem total conhecimento sobre o risco de alguma atitude tomada, mas ignora a ciência médica e toma a decisão de agir mesmo assim. Na imperícia o profissional não possui conhecimento técnico, teórico e prático para exercer determinada atividade médica e mesmo assim, ele a pratica e na negligência é o ato de agir sem tomar as devidas precauções, com descuido, sem atenção. O médico negligente é aquele profissional que age de forma omissa, com total descaso de seus deveres éticos com o paciente.

Se aliado violência e erro médico o resultado tende a ser trágico e foi para uma jovem mãe petrolandense. O caso foi denunciado nas redes sociais pelo vereador Said Sousa (PODEMOS) que afirmou ter a mãe tido o parto induzido, ainda que sem passagem, o que culminou na morte do bebê. 

 O casal, que teria seu primeiro filho, quer justiça. O pai concedeu entrevista ao Blog PN Notícias (link ao final) e explica como se deu a abordagem a ele e o sofrimento, físico e psicológico, da mãe.

A vítima não teve sequer receita ou entrega de remédios para aliviar as dores pós procedimento, precisando ser atendida em outra cidade após comunicação de amigos com a secretaria de saúde de Jatobá. Ao voltar para casa com receita em mãos teve os remédios comprados com ajuda de amigos.

O Blog e Canal continuarão acompanhando o caso e informando sobre os resultados da investigação.


Entrevista com o pai:

https://www.bloggotadagua.com.br/2021/05/blog-petrolandia-noticias-entrevista.html



Saiba mais sobre esse tipo de violência na reportagem a seguir:

https://epoca.globo.com/vida/noticia/2015/08/vitimas-da-violencia-obstetrica-o-lado-invisivel-do-parto.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário