terça-feira, 14 de setembro de 2021

HOSPITAL OTÁVIO DE FREITAS: PACIENTES DENUNCIAM SUPERLOTAÇÃO E DEMORA NO ATENDIMENTO

 

Imagens: reprodução

Chegou à nossa equipe vídeo em que paciente denuncia a falta de cuidado, transparência e infraestrutura em hospital de Recife. Como se pode ver nas imagens há pacientes espalhados em macas pelos corredores, alguns se queixando de não ter, sequer, alimentação.

O vídeo foi gravado no interior do Hospital Otávio de Freitas, localizado na região metropolitana do Recife, em Tejipió. O hospital é referência no estado para diversas especialidades como tratamento de doenças respiratórias, em especial a tuberculose, traumato-ortopedia, clínica médica, urologia, cirurgia geral e pediatria, mas nas últimas semanas vem chegando a situações críticas de superlotação.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em março de 2020, chegou a convocar a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e direção do hospital para audiência. Mais de um ano depois a situação não mudou.




"É durante a maior crise sanitária de nossa história que Pernambuco volta a ver cenas desumanas nos seus principais hospitais. Cidadãos estão amontoados nos corredores à espera de atendimento, para fazer cirurgias ou exames aguardam semanas. Cenas que achávamos que não retornariam ao nosso sistema de saúde pública voltam a ser comum.

Nos anos 90 era muito comum ver hospitais de todas as regiões do país superlotados, com pacientes nos corredores, recepções e até em banheiros, pensávamos ter superado essa situação, mas a realidade nos faz reviver com indignação o caos nos hospitais públicos em Pernambuco.

Idosos e crianças se misturam numa imagem que choca, acompanhantes dormem sentados no chão em papelão, algumas vezes os funcionários conseguem lençóis para amenizar o sofrimento mesmo contra a vontade da direção das unidades tratando a população como animal.

Além do Hospital Otávio de Freitas outras unidades de saúde se encontram com superlotação, como o Hospital da Restauração que é a maior emergência do estado. São pacientes espalhados por toda parte e camas umas por cima das outras onde os profissionais da saúde para fazer os atendimentos tem que afastar uma da outra para se aproximar dos pacientes, somente as portas dos refeitório ficam livres.

São idosos com problemas vasculares, feridas e úlceras infectadas nos corredores por falta de vaga, é grave a situação da saúde em Pernambuco.

Pacientes encaminhados do interior se somam e muitos recorrem ao MP para garantir vaga em UTI.

Os trabalhadores da saúde estão no limite de suas capacidades por ter que conviver com essa dura realidade somado às condições de trabalho com muita pressão por parte de seus diretores, controle fora de qualquer protocolo de EPI's para o trato de pacientes com HIV, hepatite, COVID e outras doenças infecciosas e recebendo muitas vezes menos de um salário mínimo.

Na opção de colocar uma cama a mais chegou a condição desumana apresentada no vídeo, pacientes amontoados, inclusive intubados." declarou uma profissional da saúde do local que prefere não se identificar.


Em nota ao site “Marco Zero” o hospital declarou:


A direção do Hospital Otávio de Freitas (HOF) reconhece a alta demanda de pacientes em sua unidade, referência para diversas especialidades e com atuação a nível estadual. Reforça, ainda, que garante o atendimento e assistência a todos os pernambucanos que são admitidos no serviço, realizando os procedimentos necessários para o pleno restabelecimento da saúde de cada paciente.

A unidade ressalta, ainda, que o serviço está abastecido de medicamentos e insumos, assim como conta com a escala preenchida das equipes multiprofissionais nos plantões, realizando os atendimentos, exames e procedimentos cirúrgicos. Quando possível, o paciente recebe o primeiro atendimento e é encaminhado para outros serviços de referência ou unidades de retaguarda, dando maior rotatividade aos leitos do hospital.

Em relação às condições da emergência, a direção esclarece que está realizando pequenos reparos, pois o local será reformado, requalificado e climatizado. No momento, está sendo realizada a reforma do 2° andar e também no prédio da clínica médica. A equipe de engenharia e manutenção tem atuado permanentemente para fazer os devidos reparos.”

Assista ao vídeo:



Matéria relacionada:
https://marcozero.org/hospital-otavio-de-freitas-esta-um-caos-e-gente-por-cima-de-gente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário