Foto: Daniel FilhoPosse da terceira composição do Grêmio Estudantil consecutiva da Escola de Jatobá |
Conversamos com pessoas que se comprometeram
com a formação do grêmio escolar em suas respectivas escolas. Maria Ozita de
Barros, Técnica pedagógica da Escola Estadual de Jatobá respondeu às seguintes
questões:
Daniel
Filho: Muitos gestores incluem em seu plano de gestão e Projeto Político
Pedagógico da escola o incentivo à criação do grêmio escolar, no entanto
encontram dificuldades para tornar realidade. Qual foi o diferencial dessa
gestão para a criação e manutenção do grêmio estudantil da Escola Jatobá que já
vai para sua terceira gestão?
Foto: Daniel Filho |
Maria
Ozita: A exemplo de muitos gestores como você bem citou, a
gestora dessa escola também incluiu no seu plano de gestão e no PPP da escola o
incentivo à criação do Grêmio. Eu acredito que o diferencial dessa gestão é que
ela de fato queria o grêmio na escola.
As propostas feitas em campanha deveriam sair do papel e quando alguém
se mostrou disposto a enfrentar, foi dado pela gestora e equipe, apoio total,
pois foi visto naquele ato um exemplo de democracia.
DF: Quais
dificuldades você encontrou e como as contornou?
MO: Na
verdade, eu não diria dificuldades. A medida que surgiu a oportunidade de
estudar e pesquisar sobre grêmios estudantis, sentiu-se a necessidade de
aprofundar nas pesquisas. Com o desejo
de entrar nesse universo foi levada a proposta para a gestão da escola a qual
foi recebida com carinho. Iniciou-se então, o processo de conquista dos alunos,
esclarecimento, assembleias, campanhas eleitorais, eleição. Acabamos de
empossar a diretoria eleita para a terceira gestão. Tem sido um aprendizado
constante e significativo.
DF: Quando
a escola não tem um grêmio escolar ou mesmo um conselho o gestor costuma alegar
que “incentiva, mas ninguém quer”... Você acredita que exista uma escola que
possa haver esse nível de omissão onde ninguém se interesse pelos
encaminhamentos dos seus recursos?
MO: O
processo de atuação do grêmio estudantil na gestão democrática da escola é
amplo e é certo que ele pode atuar em todas as instâncias, desde o incentivo
aos colegas no desenvolvimento das aprendizagens, com a formação de grupos de
estudos; desenvolvendo projetos ambientais cuidando e ajudando a manter os
jardins da escola, criar e cuidar de horta escolar; organizar jogos, festas
culturais, gincanas; acompanhar merenda escolar; denunciar problemas nas áreas
da escola, enfim o campo de atuação do Grêmio é vasto. O Grêmio é um órgão
colegiado necessário às escolas. É um espaço onde muitos jovens têm sua
primeira oportunidade de entrar na vida social e política. Acredito que em toda
escola tem pelo menos uma pessoa que se interesse em orientar e coordenar um
grupo de alunos que queiram formar um grêmio estudantil, principalmente quando
os alunos já manifestam esse desejo.
POR
QUE O GRÊMIO ESCOLAR É IMPORTANTE PARA VOCÊ?
Lançamos essa questão às presidentas do
Grêmio Estudantil de suas escolas, Maria Jaiane, da Escola Estadual
Icó-Mandantes e Maria Luiza, da Escola Estadual de Jatobá.
Foto: Acervo Pessoal |
“O grêmio é importante pra mim porque
sempre gostei de estar envolvida em coisas que trouxessem mais liberdade para
os alunos colocar em prática suas ideias. Com o Grêmio temos vez e voz para
isso. Com responsabilidade e compromisso podemos fazer inúmeras ações que
venham afetar, de forma positiva, a escola e comunidade”.
Maria
Jaiane
presidenta
do Grêmio Estudantil Elite Jovem da Escola Estadual Icó-Mandantes
Foto: Acervo Pessoal |
“Porque é uma das primeiras
oportunidades políticas na vida de um jovem. Papel de grande importância e
responsabilidade para os estudantes eleger de maneira democrática uma diretoria
e lutar por melhorias na escola e na comunidade. Desperta no jovem o interesse
de ser participativo e conhecedor de que podemos fazer uma política limpa e
responsável nos tornando mais politizados. Um Grêmio estudantil pode gerar vários impactos positivos dentro e fora da escola quando ativo e exercido com responsabilidade.”
Maria
Luíza
presidenta
do Grêmio Estudantil Força Jovem da Escola estadual de Jatobá
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