quarta-feira, 15 de junho de 2016

PARA ALÉM DO ABRIGO

Fotos: Acervo

“Com fé e amores
Viemos com gratidão
De fogueira, milho e balão
Pedir apoio a senhoras e senhores
De bom coração
O direito dos animais
Doe amor, a quem nos ama de graça
De uma vida digna, nada demais
Por isso não há quem faça
Eu perder o São João do ABRASFA

Aquele que só queria assistir
Comece fazendo o possível
Ajude, doe e cuide
Ame sem desfrute
Adote, leve alegria pra casa
Por isso não há quem faça
Eu perder o São João da ABRASFA”
                                                                                              
Os versos do poeta Paulo Monteiro, um dos muitos voluntários do ABRASFA (Abrigo para Animais São Francisco de Assis) ilustram o teor da alegria do “Arraiá do Abrasfa” no último sábado (11) que foi para além das metas postas.
Mais do que construir o abrigo para animais de rua a ONG expande, naturalmente, às demais políticas voltadas para a defesa dos direitos dos animais, como: ações preventivas para o controle de natalidade, ações fiscalizatórias para denúncia quanto a abandono e maus-tratos (os animais têm direitos e violá-los cabem pena de multa à detenção), além de formações itinerantes de conscientização para sensibilizar as comunidades.
A confraternização foi sucesso de público e arrecadação, mas merece outro destaque: o resgate da função social da praça.

PRAÇA PÚBLICA E SUA FUNÇÃO SOCIAL

As praças públicas consistem em um dos mais importantes espaços públicos de uma área urbana. “Um centro, um ponto de convergência da população que a ela acorre para o ócio, para comerciar, trocar ideias, e ainda, para encontros românticos ou políticos. Enfim, para o desempenho da vida urbana ao ar livre”. (Alessandra Teixeira Silva – Engenheira Florestal). O local escolhido para o festejo social, outrora, foi uma quadra poliesportiva que reunia famílias inteiras para praticarem e assistirem esportes diversos. Hoje apagada, reduzida a um espaço cimentado e cercado por grades, perdeu todo seu brilho para, vez ou outra, mostrar todo seu potencial quando bem aproveitada por manifestações culturais como esta.

O artista e voluntário, Clébio. A presidenta e
idealizadora, Jane

Sua frieza deu lugar ao brilhantismo do grande artista Clébio Monteiro Barros que cuidou de cada um dos detalhes ornamentais. A estética rústica junina foi resgatada com maestria e personalidade agradando em cheio uma população carente de eventos culturais e de espaços de (re)encontros. Mulheres, homens, idosos, crianças, jovens e, claro, cães e gatos, ao som do forró tradicional e música ao vivo, injetaram vida ao ambiente. A apresentação do Balé Contemporâneo da Casa das Juventudes, inovou na bela interpretação para a clássica canção CARCARÁ de João do Vale. Merece ser vista, revista e percorrer festivais de dança pelo país, para tanto é preciso a sensibilidade do olhar empreendedor de nosso empresariado e comércio em possibilitar ver nossa cidade representada mundo afora.
Uma noite inesquecível que, naturalmente, instigou o cuidado a duas causas: o cuidado com nossos animais e com nossos espaços públicos. Longa vida à ABRASFA. O Blog Gota D’Água apoia e é voluntário.

A APASPA (Associação Protetora de Animais São Francisco de Assis) publicou na íntegra a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS. Conheça a associação e o texto clicando no link abaixo:

O tema função social das praças públicas foi sugerido pelo mestre Rômulo Pedrosa e o texto base que apoiou a escrita dessa matéria pode ser lida no link abaixo:







Nenhum comentário:

Postar um comentário