segunda-feira, 7 de outubro de 2019

116 PRAIAS ATINGIDAS POR PETRÓLEO NO NORDESTE

Imagem: Instituto Verdeluz


Há um mês, no dia 2 de setembro, banhistas encontraram manchas escuras de óleo em praias na Paraíba. Nos dias seguintes a substância alcançou as praias pernambucanas de Piedade, Boa Viagem, Del Chifre, Cupe e Tamandaré. Passados mais de 30 dias, já são 116 praias do Nordeste atingidas pelo que se descobriu ser petróleo cru. Além dos mencionados, também foram atingidos Alagoas, Sergipe, Ceará, Piauí e Maranhão. Em toda a região, apenas o litoral da Bahia foi preservado. Ainda não se sabe em que circunstâncias houve o derramamento ou quem cometeu o crime ambiental.
Em Pernambuco foram 16 praias atingidas, mesmo número de locais afetados na Paraíba. O Rio Grande do Norte teve a costa mais atingida, com 40 pontos recebendo o petróleo. A corrente marítima na costa nordestina vem do sul para o norte e levou o material para o litoral cearense, piauiense e maranhense. Após atingir dois mil quilômetros da costa do Nordeste, a substância se dirige agora em direção ao Pará.
Entre os danos ambientais, já foram encontradas seis tartarugas marinhas mortas envoltas no óleo, uma ave e há suspeita de que esta tenha sido a motivação da morte de um boto no litoral do Ceará. A região entre Alagoas e Rio Grande do Norte possui berçários de golfinhos e tartarugas.

ORIENTAÇÕES

Os especialistas orientam que caso os banhistas ou pescadores avistem o óleo, não devem tocá-lo. O material pode conter compostos cancerígenos. É fundamental que a pessoa informe a Prefeitura sobre a presença do óleo. Caso o indivíduo já tenha feito contato com a substância, deve buscar um médico dermatologista. A mesma orientação serve para quando avistar animais na praia envoltos no óleo: chamar imediatamente os órgãos ambientais e não devolver o animal ao mar.

Fonte: Brasil de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário