terça-feira, 12 de janeiro de 2021

PARA MANUTENÇÃO DA SUA TRADIÇÃO POVO PANKARARU PRECISA DE APOIO

 


O artista indígena Gean Ramos criou uma campanha para arrecadar fundos que garantam a manutenção da tradicional Corrida do Umbu, celebração do Povo Pankararu:

 

“O Terreiro do Poente é um dos quatro terreiros mais importante para o povo Pankararu, nele acontece o ritual da Corrida do Umbú(Principal Ritual). Durante um mês toda aldeia se reúne para vivenciar e praticar os segredos deixados pelos ancestrais. A nossa necessidade é estruturar esse espaço para maior segurança de todos.

Em nossa cultura durante a tradição todos comem juntos, é uma prática do nosso povo. A nossa família cresceu e nossas lideranças carregam uma preocupação muito grande de não conseguir a condição de realizar nosso maior ritual.  Entre nós,quem tem faz as doações mas não tem sido suficiente. Com a pandemia da Covid 19 aumenta a necessidade de maiores cuidados, além de donativos para alimentação pretendemos ampliar a quantidade de banheiros e fazer um poço Artesiano.

Toda e qualquer ajuda é muito bem vinda.

Por uma questão de segurança esse ano nosso ritual será restrito.

Viva a Deus e a força dos encantados.”



A meta da campanha é alcançar R$22.000,00 e, até o momento, arrecadou R$2.720,00 com 30 apoiadores. Para doar e contribuir com a tradição, doe no link abaixo:

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-para-o-terreiro-do-poente-tradicao-pankararu

 

A página “Povo Pankararu” reforça a campanha rifando um quadro do artista plástico Pankararu Aislan:

 

“São tempos sombrios onde encontramos acalanto, força e razões para seguir apenas quando buscamos nosso lado espiritual e o maior momento de entrega e conexão espiritual do nosso povo está chegando e infelizmente, diante de tanto entraves, não temos o suficiente para realizar a Corrida do Umbu como ela merece ser.

Buscamos, lideranças espirituais e sociais, juventude, artistas, comunicadores, profissionais de saúde e educação, todos buscamos fazer a nossa parte e chamamos vocês para fortalecer esse momento que é dá maior importância para nosso povo, nossa tradição maior, a Corrida do Umbu.

O amigo Gean Ramos abriu a Vakinha e nós estamos aqui para fortalecer, então seguinte:

Cada doação lhe dá um número de escolha.

Para quem já doou também pode escolher um número para concorrer, só mandar o comprovante no nosso privado!

Agradecer ao amigo de muitas lutas, Aislan, que vem correndo do lado, mesmo longe, estando perto de nós! Obrigada pela linda arte: Tecnica: tinta aquarela opaca fosca sobre papel cartão Kraft Dimensões: 66x94cm

Contamos com vocês!

Que a Força Encantada guie, ilumine e ampare todos nós”

Declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário