sexta-feira, 12 de novembro de 2021

ESCOLAS DE PERNAMBUCO NÃO PRECISARÃO MAIS MANTER DISTANCIAMENTO MÍNIMO NAS SALAS DE AULA

 

Imagem: reprodução


Em coletiva de imprensa realizada ontem (11) o secretário de educação Marcelo Barros anunciou nova flexibilização no plano de retomada. A partir da próxima terça-feira (16) escolas públicas e particulares não precisarão mais fazer rodízio de turmas, pois não terão mais que manter uma distância mínima entre as carteiras nas salas de aula. A liberação vale para todos os níveis, da Educação Infantil ao Ensino Superior.

No entanto ainda está garantido aos pais e estudantes a opção pelo ensino remoto.

De acordo com o secretário, a flexibilização decorre do avanço na vacinação dos estudantes nas escolas. A expectativa é de que, até o fim de novembro, toda a população de 12 a 17 anos esteja imunizada.


Secretário de educação Marcelo Barros


Atualmente, 60% dos jovens fizeram, pelo menos, a primeira aplicação, e quase 100% dos profissionais da educação estão completamente vacinados.

Em nota o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTEPE) considerou o retorno imprudente. Leia a nota:


NOTA DO SINTEPE


Imprudência no retorno em massa


Sem discutir com a comunidade escolar e, ao que parece, sem conhecer a realidade das milhares de escolas públicas e privadas no Estado de Pernambuco, o Governo flexibilizou, hoje (11), os protocolos de segurança contra a covid-19 nas salas de aulas de escolas estaduais, municipais, públicas e privadas. E o que torna o fato mais lamentável, sem o conhecimento e o debate com a representação sindical dos/as trabalhadores/as em educação, o Sintepe.

As escolas são espaços de grande aglomeração, por longa permanência e com multiplicidade de pessoas. Não é possível garantir, ainda, segurança sanitária suficiente para liberar geral os protocolos enquanto a vacinação não atingiu, de forma segura com duas doses, a grande maioria da população.

Avaliamos com temeridade um retorno em massa de estudantes para as escolas que reúnem entre 400 e 1.500 adolescentes e jovens em um mesmo lugar. Além do transporte público e das salas cheias, este também é um recado político do governo de que agora é possível tudo.

Celebramos a redução drástica das mortes e do contágio pelo coronavírus, assim como acreditamos, desde o início da pandemia, à vacina como um caminho de segurança e de volta à normalidade. Portanto, somos contrários à liberação geral do limite nas salas de aula, sob o temor de que sejam as escolas os novos vetores de retorno do aumento de contágio da covid-19.


A DIREÇÃO DO SINTEPE

https://sintepe.org.br/2021/11/11/imprudencia-no-retorno-em-massa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário