sexta-feira, 5 de março de 2021

QUEM SÃO AS PESSOAS DE OUTRAS CIDADES QUE USAM OS SERVIÇOS PÚBLICOS DE PETROLÂNDIA?

 

É correto exigir título de eleitor para fazer cadastro e garantir atendimento médico? Cabe a gestores e servidores públicos promover juízo de valor quanto ao domicílio eleitoral daqueles que necessitam de serviço público? Mas, afinal, quem são as pessoas “acusadas” de burlar o sistema para ter atendimento em um município residindo em outro?


POLÊMICA, QUESTÃO TERRITORIAL E DESCASO POLÍTICO


Muito se debateu na última semana sobre ser correto ou errado a secretaria de saúde exigir como um dos documentos para o cadastro o título de eleitor. Nossa reportagem (link ao final dessa matéria) mostrou que, por compreensão do MPPE à decisão semelhante em Jucati, tal decisão fere princípios da universalidade do acesso e da unicidade do Sistema. Mas levantou-se ainda a narrativa, de fácil adoção à primeira leitura, de que "os recursos municipais são para seus munícipes e ofertar a outros fará falta aos seus". Então é preciso compreender que parcela da população está inserida nessa situação desconfortável de acusada a "burlar e violar do direito do outro".

A questão territorial dessa área é antiga. Dezenas de famílias nasceram, moram e votam em Petrolândia, mas, geograficamente, foram assentadas, ganharam seu “pedaço de chão”, num território que, no papel, pertence à Tacaratu (porém, longe do município e dos serviços públicos dessa cidade).

Soma-se as dificuldades sociais dessas famílias, como falta de assistência, de transporte público, a inexistência de um debate e deliberações políticas sérias relacionadas à territorialidade, direitos e deveres dos respectivos gestores, o constrangimento de constantemente terem serviços negados e ou prestados com o preconceito forjado pelas fronteiras.

Por anos as gestões fecharam os olhos, afinal, um município fica com repasses financeiros, o outro com os votos.

O relato a seguir é de uma mãe, agricultora e assentada que se considera petrolandense, mas tem sua agrovila localizada no território vizinho:


Eu moro em uma das comunidades do assentamento Antônio Conselheiro. Aqui a gente passa por umas dificuldades quando precisamos de alguns serviços públicos, pelo fato de moramos no município de Tacaratú. O problema é que por aqui ser muito próximo de Petrolândia a gente se movimenta mais em Petrolândia.
Grande parte das pessoas daqui votam em Petrolândia, mas sempre que recorremos a alguns serviços de lá passamos vexame ao mostramos nossos comprovante de residência.
Já em Tacaratu o atendimento não é muito diferente. Quando chegamos lá com endereço daqui, mas o título eleitoral é de Petrolândia aí ouvimos muitas piadinhas e alguns serviços nos são negados, como por exemplo foi o caso do cadastro do Bolsa Família em Tacaratu. O INCRA exigiu que se transferissem os cadastros para Tacaratu, mas em Tacaratu impediram, pois os títulos de eleitor eram de Petrolândia. Precisou reunir um grupo, ameaçar ir ao Ministério Público. Terminaram por fazer, com má vontade, mas fizeram.

Algumas coisas estão mudando. Até o ano passado se a gente precisasse de exames, como preventivo ou outro mais caro, por não ter o título de eleitor lá, não fazia, aí chegamos aqui em Petrolândia recorrendo a esse serviço com endereço de Tacaratu também não faz...fica difícil pra gente. Um oferece algumas coisas, outro município oferece outras, mas nunca temos o direito como tem que ser.
Penso que os gestores dos dois municípios devem conversar a respeito dessa situação pois somos cidadãos e não podemos ficar assim.”


O relato, que nos foi enviado hoje após repercussão das matérias, representa a angústia de aproximadamente 150 famílias que estão a mercê de uma decisão política que, até aqui, ainda não saiu.

Há a compreensão, por parte deles, de que um município não pode arcar com os munícipes vizinhos, mas também a revolta de estarem se sentindo prejudicados por não haver uma revisão de decisões políticas e territoriais que definam de vez a situação desses assentados.




MATÉRIAS RELACIONADAS


https://www.bloggotadagua.com.br/2021/03/em-petrolandia-paciente-denuncia-ter.html


http://www.mppe.mp.br/mppe/index.php/comunicacao/noticias/ultimas-noticias-noticias/6049-mppe-recomenda-ao-secretario-de-saude-de-jucati-que-se-deixe-de-exigir-titulo-eleitoral-para-atendimento-no-sus


https://www.bloggotadagua.com.br/2019/06/voz-e-vez-do-leitor-falta-dagua-beira.html


https://www.bloggotadagua.com.br/2015/11/animos-exaltados-entre-assentados-incra.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário